domingo, 4 de setembro de 2016

Marino em repouso

Recebi telefonema da família de nosso querido amigo araraquarense José Marino, jovem senhor e ‘pracinha’ da Força Expedicionária Brasileira de 96 anos que, desde 2011,  prestigia Jaboticabal nos desfiles de Sete de Setembro.

Nosso companheiro de tantas aventuras enfrenta complicações oriundas de gastrite leve e repercussões que o forçaram ao gozo de ‘licença forçada’ a partir de hoje, com náuseas e fraqueza potencializadas pela falta de apetite. Medicado e rodeado pela super-família, guarda repouso absoluto por período ainda incerto.

A preocupação da família com José Marino (ele e Pedrinho são os heróis máximos na casa) é a repercussão com o Sete de Setembro. Minha preocupação (e de Ana) é com ele. Entendam todos que ao dizer “dane-se o desfile”, uso apenas uma figura de linguagem para reforçar o nosso anseio de pronta recuperação, porque está ali mais uma daquelas pessoas referenciais dentro desta nossa última década de vida.

Ele, com Moreira Lima, Meirinha, Cruchaki, Ary, Goulart, Rubens, Lansilotte, e tantos outros, colocou-nos em contato com uma história bonita que nós não conhecíamos a fundo. Por via remota, ainda nos ajudaram a arranjar mais uma atividade extra-curricular que, a bem da verdade, repercute positivamente para a comunidade.

José Marino, ferido pelos nazistas ao subir as ladeiras montanhosas em direção à glória na conquista de Montese em abril de 1945, nunca se abalou. Literalmente, comeu o pão que o diabo amassou durante 239 dias (como faz questão de lembrar). Agora, é preciso seguir todas as recomendações médicas e pensar na plena recuperação.

Sabemos que Motta e Pires (China), de 95 e 97 anos, representarão muito bem seu amigo durante o desfile. E, conhecendo Marino como conhecemos, queremos crer que o destino lhe garantirá  retorno a tempo, para se sentar na Dodge 1944 ao lado do ‘motorista’ Hugo Stéfani, e ser conduzido para mais um dia de glória pelas ruas jaboticabalenses.

Força positiva, reza brava, mandinga, superstição, seja lá no que você acredite, use com o coração virado para nosso herói, um autêntico herói brasileiro. Com desfile ou sem desfile, nós estamos com ele. E vocês?

A Cobra Continua Fumando.