Reprodução de mensagem postada na lista de discussão do
CVMARJ, com algumas alterações de estilo.
Hoje não aguentei... Depois de dez dias sem o motor de
arranque e com um medo danado de quebrar o braço no uso da manivela de partida,
resolvemos colocar o Jeep ladeira abaixo e funcionar no tranco...
Algumas constatações e indagações
MOTOR de PARTIDA
I) Faça você mesmo...
Senti enorme prazer em eu mesmo ter dado conta de retirar o
motor de partida, desmontá-lo com calma, e localizar o defeito. Para mim, isto
representou algo mais no envolvimento com o "hobby", por assim dizer.
Some-se a isto a condição “terapêutica” do ato, com o
envolvimento físico e mental na solução de problema não diretamente relacionado
às rotinas diárias do trabalho ou de casa.
II) O Defeito...
O defeito principal, em se falando do cranking motor, consiste na quebra da mola do vai-e-vem, que é robusta
e ainda assim frágil. Segundo os especialistas, este problema é freqüente nos
42, e pode ser solucionado com a substituição do sistema, usando algo dos jeeps
mais modernos, incluindo a roda dentada.
Como desejo manter o Willys MB 1942 s/n 174849 com o maior
grau de originalidade possível, descarto a utilização de peças modernas.
III) Substituição
A tal mola do vai-e-vem, que está no Bendix do motor de
arranque, pode ser conseguida (com o conjunto todo) no Ron Fitzpatrick, por 40
dólares. Melhor esclarecendo, quando me refiro ao conjunto, quero dizer, que é
a mola do bendix e a engrenagem exatamente como podem ver no link a seguir:
IV) Mola do Bendix
É difícil imaginar que ninguém tenha se preocupado com isso
até agora. Eu mesmo saí a caça, nesta pequena Jaboticabal, e encontrei um
monte de gente com boa vontade. A mola, é claro, não se acha em lugar algum...
A manhã começou na oficina do mecânico de confiança, Vanusa.
Dali partimos a procura de um senhor de 70 anos, que trabalhou por 48 anos na
Cerâmica Stefani. Achamos com alguma dificuldade o Sr. Paiva, que sempre lidou
com tratores, caminhões e colhetadeiras.
Mostramos o estrago, com a mola quebrada e ele teceu suas
considerações.
V) Produção
Parece que a tal mola miserável, que quebra sem parar e
obriga alguns de nós a substituir o motor de arranque por coisa mais moderna,
não é impossível de ser feita, fabricada.
O Sr. Paiva havia mencionado uma pessoa em Taiúva, que está
produzindo molas a pedido, com qualidade satisfatória. Ficou de procurar o
telefone e informar depois.
Por volta de 11h30min, Vanusa ainda veio até minha casa, a
pedido do Sr. Paiva, com o telefone de um outro profissional na cidade de
Batatais ou Brodowski.
São, portanto, duas grandes possibilidades para produzir uma
mola a título de protótipo.
VI) Conclusao
Minha preocupação, afinal é, será que ninguém pensou nisso
antes? Será que já não temos alguém que produza essa mola "on demand"
no Brasil? É um absurdo termos que adquirir a engrenagem, os encaixes, e a
mola, por 40 dólares, a cada vez em que precisamos substituir apenas a mola.
Prometo mantê-los informados dos eventuais acertos no
prosseguimento.
PASSO AGORA A OUTRO TOPICO
CAIXA DE CAMBIO
I) Visão Geral
Estou rodando há bom tempo com o nosso Willys 1942, em
estradas e na cidade, sem "off road" e sem nunca ter acionado a
reduzida, etc... Não se percebe nada especial ou de errado, grosso modo,
na condução do veículo, com as exceções que passo a narrar.
II) Segunda Marcha
Como já fora alertado pelo antigo proprietário, a segunda
marcha está sempre dando uma escapadela, especialmente quando o veículo está
numa descida ou em situação de pouco esforço. Nestes casos, com a segunda
engatada, percebe-se ela escorregar de volta para o ponto morto. Não é nada de
mais e não representa problema maior.
II.1) Sugestões sobre eventuais ajustes podem ser enviados ao
meu e-mail pessoal. A engrenagem é novinha, e a caixa de câmbio está bem
lubrificada.
III) Travamento total da Caixa
Desde 11 de junho (quando nossa Viatura chegou), tivemos dois
episódios semelhantes, o segundo deles hoje... Repentinamente, a alavanca
das marchas passa a ponto morto, mas o motor continua engatado
(provavelmente em 2a ou 3a marcha) e é impossível engatar qualquer marcha.
Hoje, após percorrer uns dois quilômetros nessa condição,
houve retorno espontâneo a situação de normalidade, e voltei a engatar as
marchas com tranquilidade.
III.1) Agradecerei também qualquer sugestão sobre este
probleminha.
A Cobra Segue Fumando...
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