Velas de
ignição para o Jeep 1942
Preciso trocar as quatro velas de meu Willys 1942 e
ouvi algumas dicas que me deixaram encafifado. Disseram-me que eu devia
procurar velas para o Jeep 6 cilindros, e em hipótese alguma, comprar velas de
Maverick, que são empurradas como boas.
Em Jaboticabal, ninguém sabe de Jeep 6 cilindros, o
que dizer de meu 4 cilindros, então... Visitei o website da Jipebrás e DETALHE, as velas para Jeep lá são as mesmas
para o Maverick.
Consultei a lista de discussão do CVMARJ na internet e
ouvi algumas opiniões. Apresento minha conclusão ao final do texto.
Randal: As velas do Maverick 4 cilindros são as mesmas
do Jeep 4 cilindros nacional, pois o motor é o mesmo - Ford OHC. As velas do
Jeep 6 cilindros nacional é a NGK B6S, que é a mesma do Jeep 51, que por sua
vez também cabem no MB/GPW.
Compre 4 velas NGK B6S, que é a mesma do Jeep 5224 (6
cilindros), que é a mesma do CJ3A (51), que, por sua vez, é igual a do
MB/GPW...
Ricardo de Brasília, ratificou a postura de Randal, do
Paraná.
Vitor Lima, de BH: Há diferenças essenciais com
relação às velas do Jeep 42.
Existem dois modelos de vela para o 42, ou seja, uma
vela mais "quente", (para climas frios) e outra mais
"fria", para uso em locais de clima mais quente.
Resumindo, como estamos em clima tropical, há de se
colocar uma vela mais "fria", pois, caso contrário, colocando-se uma
vela mais "quente" (se não me falha a memória, NGK BP-5), a ignição e
posterior combustão será mais concentrada intensa no cabeçote, o que colabora
para a "queima" de juntas do 42, o que é bem comum acontecer devido a
isso... (essa é uma explicação técnica que já ouvi há alguns anos...).
Acredito, que a correta, é a NGK BP-6, se não estou
enganado...
Conclusão
Adquiri cinco velas novas da NGK, embaladas, pelo
valor total de R$ 47,00 na RB, em Jaboticabal. Mais barato do que na Jipebrás e sem custo de
frete.
As caixas das velas indicavam o modelo B6S (Bravo Six
Sugar) e o número 3510, compatíveis portanto, com a orientação recebida dos
amigos do CVMARJ.
Por curiosidade, visitei o website da NGK do Brasil e encontrei o catálogo completo de velas
de ignição e até mesmo informações técnicas (na parte final do documento em
PDF). Os conceitos de “quente” e “frio” mencionados por Vitor Lima, e os
motores mencionados por Randal, estão ali.
A B6S aparece como compatível para motores 184 de Jeep
e Rural Willys 6 cilindros. No mesmo catálogo, é usada com a GM C10/14/15 e com
a Ford Maverick 184 6 cilindros. As anotações em negrito indicam as velas
originalmente usadas nos veículos, como a B4 para o Jeep e o OHC da Ford.
Resumo da ópera – B6S da NGK, a melhor solução.
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