Mantive
esta conversa online com o grande amigo e radioamador PU2MAS Marcínio, que hoje
reside em Itajaí SC. Ele bolou um sistema de relays para isolar o engate de um
reboque do sistema eletrônico ultra-sensível da VW Tiguan, modelo 2013.
Estou
com o relé Made in MAS e vou tentar colocá-lo em linha. Tenho a alimentação em
12v, ok, e ao lado CL! CL2 CL3 e CL4. Vitor Santos o que vão nesses CL1/4 são
os fios que vêm da lanterna, pisca direito, etc? Muito bem e do outro lado K1 a
K4, com três pontos: sempre fechado, aberto e centro. Deduzo que dali sigam os
fios para o reboque. Mas o que vai para o reboque é um fio apenas para cada
necessidade. É só colocar no aberto e deixar os outros dois pontos...
Marcinio
Afonso Stabile É isto mesmo. Vc coloca a alimentação em DC+ e DC- e então traz
o sinal das lâmpadas para os terminais CL1 a 4. No lado da saída dos relês você
deve conectar o positivo da bateria (depois de passar pelo fusível) em todos os
terminais centrais. Então a partir de cada contato NA vai para a lâmpada do
reboque correspondente.
Muito
bem, vamos ver o que está acontecendo porque o engate na traseira tem,
curiosamente, 12v disponíveis, mas não sei de onde o pessoal da Elétrica puxou
a "chupeta" e muito menos, se está com o fusível. Desta forma,
compensa eu descobrir, e puxar direto da bateria com o fusível no meio. Já
entendi e vou anotar tudo por aqui. Thanks a lot
Marcinio
Afonso Stabile É prudente colocar o fusível lá perto da bateria e não na
traseira. Se algum curto acontecer no cabo no meio do caminho ou na placa não
vai incendiar o veículo! Tente medir a corrente com o sistema funcionando e
utilize o MENOR fusível possível para ter a melhor proteção
Exato,
é o que eu pretendia a princípio, mas não entendo de onde vem os 12v
atualmente, estou preocupado que tenha sido puxado da lanterna e só acione o
engate (12v) quando o carro é ligado e a lanterna acionada. Vou ter que checar
isto tudo. A intervenção do multímetro é mínima, não? O pessoal da Santa Emília
tirou por conta própria minha ligação com a seta, arrancaram tudo...
Sim,
é o interesse comercial de vedar outros acessórios mais baratos. Nos estados
unidos, o tal módulo extra para engate, como este que você montou, custa apenas
70 dólares. E aqui, os 7 mil ou então os 1000 da JC Barroso, que não tive tempo
de pesquisar...
Obrigado pelas dicas sobre o módulo e sua instalação.
ResponderExcluirEmbora eu não tenha um Tiguan, eu tenho o mesmo problema para conectar a minha carretinha no Fiat Linea.
Encontrei o mesmo módulo na China, só que eles só vendem o par:
http://www.aliexpress.com/item/4-Channel-Relay-Module-Bidirectional-Optical-Coupling-Isolation-High-Low-Average-Trigger-5V-12V-24V-Development/1904963309.html
Espero que seja o fim dos meus problemas !
Abraços
O preço está bom, mas ainda estamos nos virando com a lâmpada dos freios, por conta do tal sistema PWM, de pulsos. Tive que fazer "bypass" nos freios, sem usar o relé correspondente e mesmo assim, ficou muito fraca a luz de freio na carreta, preciso estudar como contornar isso...
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