A lista de discussão do CVMARJ trouxe, na última semana de fevereiro, interessante debate sobre os filtros e faróis para Jeeps 1942. Efetuei a transcrição de algumas mensagens e mantive em “blog” para uso futuro. Foram feitas algumas adequações, mas o conteúdo não sofreu alteração.
Sobre os Faróis
Amboni mencionou sobre o farol para Jeep, fabricado pela GE - USA, e que ainda se encontra em algumas casas do ramo e nos auto-elétricos. Custa(va) na faixa de R$ 35,00. Se não me engano o modelo é o 4000, luz alta/baixa, 3 pólos. Esse modelo de farol da GE usado nos Jeeps, tem a inscrição na lente, na parte superior: 2C1. Na caixa consta: 4000 Low Beam; GE Headlight Incandescent; 4 Headlight System; Round Shape; ou seja, é um farol utilizado para luz baixa (e para a alta também) em carros com sistema de 4 faróis. Nestes carros, quando está na baixa, apenas ele fica ligado (no caso os dois da parte externa). Quando está na luz alta, os 4 faróis são ligados. É o modelo de 3 pólos: um para o terra, um para alta e outro para baixa. Na etiqueta de importação pela GE do Brasil consta o código: MK-2027-LI (HUN05).
Pinotti deu sua opinião de que os faróis do MB/GPW "Sealed Beam" (tradução livre: lâmpada selada), tem 5 ¾" (146,05 mm) de diâmetro. Não são muito fáceis de achar, mas se não me engano serviam também para tratores Ford. No Brasil há um farol de Brasília que tem a mesma medida não é "Sealed Beam", o que permite a troca de lâmpadas caso estrague, já que o farol selado tem que trocar todo o conjunto.
Tullio completou: há, entre os vendedores de peças para autos antigos, quem tenha o farol do Dodge Polara. Os primeiros, que vinham com 4 faróis, usavam essa medida – 146,05mm (?).
Também é possível encontrar muitos destes faróis no Mercado Livre.
Sobre os Filtros
Kerlly informou que as Dodge usaram 2 tipos. O filtro que ele usa é igual ao dos jeeps, mas há um menor que, pelo jeito, é incompatível com o MANN PF 1155. Reiterou a informação e mencionou compatibilidade: para GPW/MB usar MANN FILTER PF1155 (CBT Mercedes Benz, Toyota). São compatíveis com FRAM C4DB e TECFILL L4/1.
Ricardo disse que teve o mesmo problema e o Randal do PR deu uma dica, outrora confirmada pelo Aloísio. As Toyotas com motor 314 ou 364 tem filtro diferente da primeira série, que tem um filtro muito parecido com o do Jeep Willys MB. Assim, é só pedir o filtro para Toyota dos anos 70/80, vem escrito na embalagem. A única coisa que não funciona é a borracha de vedação. Tem que usar a antiga.
No trabalho de pesquisa que se seguiu, ainda encontrei uma revista - “Meio filtrante” em entrevista com Airton Montesso
MF: O senhor se recorda dos modelos dos filtros e números?
AM: Com certeza, havia o filtro da Ford–J4, atual PF-1155 Mann, só muda a guarnição; o J30 e 31 do Chevrolet, o PF-1190 da Mann. O J3 era da Willys Overland, depois é que começaram os filtros de papel. Filtro de óleo era refil, uma lata recravada, com um tubo central onde era inserida estopa, rayon. E eram vendidos em postos, autopeças, oficinas e outros.
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