23 de julho é uma data muito especial para quem gosta de automóvel e de seu desenvolvimento.
Dentro da relativamente longa história do veículo automotor – que registra oficialmente 125 anos, alguns modelos fizeram a diferença e foram capazes de mudar o seu rumo. Facilmente podemos citar o Ford modelo T, o VW Sedan/Fusca e o nosso velho e conhecido Jeep, dentre outros. Se estreitarmos o foco para veículos com tração 4x4 ou militares, o principal ícone dessa narrativa é, indiscutivelmente, o Jeep, independente de sua versão, tipo ou modelo. Um carro diferente para os padrões de sua época de criação, mas que empolgou – e ainda empolga, a todos que tiveram contato com ele e seus descendentes. Porém, toda a lenda tem sua magia, e a do Jeep não foge a essa regra.
No melhor estilo Rei Arthur ou São Jorge, sua data de nascimento é nebulosa, confusa e imprecisa, cheia de histórias e contos transmitidos de geração a geração, com provas que ora confirmam a sua existência ou, ainda, com uma nova e emocionante versão desta, que consolidam a personalidade de um verdadeiro mito. Nem a origem do nome "Jeep" é precisa (imagine ainda como é o seu DNA, que vem de ancestrais com alcunha estranha, tais como Quad, Pigmy ou Bantam, sem falar nos Dana, Spicer ou Continental...).
Mas, voltando à realidade dos fatos e à época de seu nascimento, havia uma enorme quantidade de protótipos de larga escala e uma verdadeira "briga" entre Bantam, Willys e Ford, sobre a sua paternidade. Com tudo isso, fica difícil dizer quando realmente nasceu o primeiro "Jeep de verdade" (os MA's e Quad's podem ser considerados ancestrais pré-históricos, e os GPW só em 1942...).
Após uma pequena pesquisa, entendemos que uma data poderia ser identificada como a de sua "certidão de nascimento", que seria então a de 23 de julho de 1941. Nessa data, o Corpo de Intendência do Exército dos EUA concedeu a Willys-Overland Motors Inc. o contrato para fabricação do Jeep, com um pedido inicial de 16.000 veículos. A partir daí, os Willys MB começaram a ser produzidos em série, e o resto da história todos nós conhecemos. Passados 70 anos, amanhã é 23 de julho. Longe de querer criar uma data comemorativa, dia mundial ou coisa do gênero, o Jeep Clube do Brasil convida você para uma reflexão sobre aqueles tempos (o contexto do mundo de então e as necessidades da época), a importância do Jeep no desenvolvimento econômico do pós-guerra, chegando até a atualidade, com todas as preocupações ambientais e os desafios relacionados com a sustentabilidade de nossa atividade – seja ela de preservação das velhas viaturas ou da prática do que hoje conhecemos como off-road. Obviamente, a melhor forma de fazer essa reflexão é tirar o seu Jeep da garagem, independente do tipo ou modelo. Rode com ele alguns quilômetros, encontre seus amigos, faça novos amigos, conte sua história...
Afinal, Jeep só existe um.
Jeep Clube do Brasil - 30 anos
E vejam ainda a observação especial que Pinotti, nosso grande amigo e entusiasta, fez a respeito:
Amigos, para mim o primeiro Jeep foi o Batan Blitz Buggy, logo apelidado de Old Number One, apresentado ao mundo no campo de teste do exército em Holabird, Maryland em 23 de setembro de 1940. Então essa deveria ser a data de nascimento do Jeep.
Seguem texto e fotos, incluindo a foto do pai da criança, o Sr Karl Prosbt, o primeiro à esquerda.
Only two companies entered: American Bantam Car Company and Willys-Overland Motors. Though Willys-Overland was the low bidder, Bantam received the bid, being the only company committing to deliver a pilot model in 49 days and production examples in 75. Under the leadership of designer Karl Probst, Bantam built their first prototype, dubbed the "Blitz Buggy" (and in retrospect "Old Number One"), and delivered it to the Army vehicle test center at Camp Holabird, Maryland on September 23, 1940. This presented Army officials with the first of what eventually evolved into the World War II U.S. Army Jeeps: the Willys MB and Ford GPW.
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