Pela segunda vez em
trinta dias, um problema com o botão de partida se sucedeu com nosso Jeep
Willys 1942.
Gostaria muito que as
sugestões para evitar a repetição fossem enviadas ao meu endereço eletrônico privado.
Eis a descrição
aproximada do que acontece:
A viatura está
desligada, com combustível suficiente, e com a ignição na posição OFF. A
seguir, a ignição é colocada na posição ON e os instrumentos no painel assumem
sua situação padrão. Percebe-se movimentação apenas no medidor de combustível,
que sai da posição de descanso.
A bateria está
carregada, e o veículo está pronto para ser ligado. Na primeira tentativa o
Jeep funciona perfeitamente, todos os instrumentos funcionam como deveriam. A viatura
é então desligada.
Ao dar nova partida,
o medidor de combustível vai a zero, a cada vez que se aperta o botão de ignição
no assoalho. Não há nenhum ruído mecânico, e supõe-se, tão somente, que ocorre
algum tipo de curto-circuito.
O botão de partida
tem acesso difícil por trás do painel, e seus parafusos, cabos e contatos ficam
afastados do alcance das mãos. Com alguma dificuldade, todavia, e removendo a
bobina de seu lugar, é possível fazer manutenção, afastando os contatos,
apertando os parafusos, etc.. E é claro que isto já foi feito.
Se eu insisto com a
partida, a cada nova tentativa o medidor de combustível vai a zero, novamente
mostrando algum curto. Se insistir ainda mais, o botão de partida no piso, que
é de metal, começa a esquentar muito, evidenciando algo errado.
Abrindo o cofre do
motor, é possível perceber que um dos cabos que vai ao motor de partida fica
bem quente, e a bobina, mais ainda. Medindo a bateria, percebe-se que ela
continua bem, com carga.
A única maneira do
veículo funcionar, nestas condições, é colocando na rua e pegando “no tranco”.
Curiosamente, depois que isto acontece, é possível ligar e desligar a viatura
várias vezes, como se nada tivesse acontecido.
Minha percepção, que
certamente será considerada equivocada por muitos, é de que pode haver um
problema não com o botão de partida no piso ou a bobina, mas com o motor de
partida, que por um motivo qualquer fica travado e “descola” após o tranco.
Quaisquer sugestões
serão benvindas...
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Sugestão de Fabrizio Haas
Vitor, pelo seu relato, acredito que seja o motor de partida sim. Ele pode estar trancado, dai quando você pisa no botão de partida ele não sai do lugar, causando sobre-aquecimento no botão de partida.
Depois que você faz o Jeep pegar no tranco ele deve soltar e voltar a posição original, fazendo com que o Jeep funcione normalmente. Tanto pode ser o solenóide quando as engrenagens que podem estão emperrando, talvez por desgaste ou desalinhamento. Se estiver desalinhado é porque o motor de arranque está mal parafusado, retire ele, aproveite para ver se o solenóide abre e fecha normalmente e cheque se a engrenagem na ponta apresenta desgaste ou marcas irregulares, e com uma lanterna veja como está a cremalheira dentro do motor do Jeep. Você pode aproveitar para passar um WD-40 nas partes móveis e ver se não existe nada enferrujado ou sujo impedindo o funcionamento. Se for o solenóide, mande o motor de arranque para um especialista.
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