domingo, 25 de setembro de 2011

Relato de Problema

Pela segunda vez em trinta dias, um problema com o botão de partida se sucedeu com nosso Jeep Willys 1942.
Gostaria muito que as sugestões para evitar a repetição fossem enviadas ao meu endereço eletrônico privado.

Eis a descrição aproximada do que acontece:
A viatura está desligada, com combustível suficiente, e com a ignição na posição OFF. A seguir, a ignição é colocada na posição ON e os instrumentos no painel assumem sua situação padrão. Percebe-se movimentação apenas no medidor de combustível, que sai da posição de descanso.
A bateria está carregada, e o veículo está pronto para ser ligado. Na primeira tentativa o Jeep funciona perfeitamente, todos os instrumentos funcionam como deveriam. A viatura é então desligada.
Ao dar nova partida, o medidor de combustível vai a zero, a cada vez que se aperta o botão de ignição no assoalho. Não há nenhum ruído mecânico, e supõe-se, tão somente, que ocorre algum tipo de curto-circuito.
O botão de partida tem acesso difícil por trás do painel, e seus parafusos, cabos e contatos ficam afastados do alcance das mãos. Com alguma dificuldade, todavia, e removendo a bobina de seu lugar, é possível fazer manutenção, afastando os contatos, apertando os parafusos, etc.. E é claro que isto já foi feito.
Se eu insisto com a partida, a cada nova tentativa o medidor de combustível vai a zero, novamente mostrando algum curto. Se insistir ainda mais, o botão de partida no piso, que é de metal, começa a esquentar muito, evidenciando algo errado.
Abrindo o cofre do motor, é possível perceber que um dos cabos que vai ao motor de partida fica bem quente, e a bobina, mais ainda. Medindo a bateria, percebe-se que ela continua bem, com carga.
A única maneira do veículo funcionar, nestas condições, é colocando na rua e pegando “no tranco”. Curiosamente, depois que isto acontece, é possível ligar e desligar a viatura várias vezes, como se nada tivesse acontecido.
Minha percepção, que certamente será considerada equivocada por muitos, é de que pode haver um problema não com o botão de partida no piso ou a bobina, mas com o motor de partida, que por um motivo qualquer fica travado e “descola” após o tranco.
Quaisquer sugestões serão benvindas...


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Sugestão de Fabrizio Haas


Vitor, pelo seu relato, acredito que seja o motor de partida sim. Ele pode estar trancado, dai quando você pisa no botão de partida ele não sai do lugar, causando sobre-aquecimento no botão de partida. 


Depois que você faz o Jeep pegar no tranco ele deve soltar e voltar a posição original, fazendo com que o Jeep funcione normalmente. Tanto pode ser o solenóide quando as engrenagens que podem estão emperrando, talvez por desgaste ou desalinhamento. Se estiver desalinhado é porque o motor de arranque está mal parafusado, retire ele, aproveite para ver se o solenóide abre e fecha normalmente e cheque se a engrenagem na ponta apresenta desgaste ou marcas irregulares, e com uma lanterna veja como está a cremalheira dentro do motor do Jeep. Você pode aproveitar para passar um WD-40 nas partes móveis e ver se não existe nada enferrujado ou sujo impedindo o funcionamento. Se for o solenóide, mande o motor de arranque para um especialista.

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