quinta-feira, 20 de março de 2014

Bacana, é a FEB !!


Com meu inglês "chinfrim", de afogadilho, e com espeque em texto de Barone e Renault, encaminhei para a Military Vehicle Preservation Association (USA) um artigo sobre a "Coluna da Vitória", e eles publicaram!!
Sou associado e fiquei impressionado com a atenção que deram e a disponibilidade de espaço no website.
-
Military Vehicle Preservation Association (USA) uma das mais importantes entidades do tipo, publica matéria sobre a Coluna da Vitória:
-

quinta-feira, 6 de março de 2014

Em homenagem aos 70 anos do Embarque!


CONVOCAÇÃO 

Prezados amigos da Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares – ABPVM e do Grupo Histórico FEB – GHFEB,

No ano em que lembramos o 70º aniversário do embarque do grosso da tropa que compunha a FEB – Força Expedicionária Brasileira e do seu respectivo batismo de fogo nos campos de batalha na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, nada é mais justo do que lembrarmos este importante marco histórico do nosso país e homenagearmos aqueles jovens, hoje nonagenários, que em nome de toda a nação ultrajada, saíram da segurança dos seus lares sem saber para onde iam, sem saber se algum dia voltariam à sua pátria e pegaram em armas para responder ao inimigo agressor que torpedeava navios brasileiros vitimando mais de mil compatriotas.
Quatrocentos sessenta e sete deles jamais voltariam. Outros dois mil e setecentos seriam feridos ou ficariam mutilados para o resto de suas vidas...
A tropa brasileira era composta por soldados recrutados em todos os estados da federação. Lutaram com coragem e valor até o final da Segunda Guerra Mundial. O esforço de toda a nação brasileira, materializado na FEB, contribuiu para a vitória aliada contra o nazi-fascimo, para o estabelecimento da paz mundial e para o nascimento e fortalecimento da democracia em nosso país.
De volta à pátria foram recebidos com júbilo, mas infelizmente poucos anos depois caíram no esquecimento da população.
Para que essa história não seja apagada pelo tempo é que a ABPVM e o GHFEB, entidades de cunho apolítico e estritamente preservacionista vindas do seio da sociedade civil, tomam a iniciativa de realizar a primeira edição da COLUNA DA VITÓRIA. Pretendemos refazer o caminho que os “PRACINHAS” percorreram até chegarem ao Rio de Janeiro lembrando a participação dos três Regimentos Expedicionários: 1º RI – Regimento Sampaio, 6º RI – Regimento Ipiranga e 11º RI – Regimento Tiradentes.
Constituiremos um comboio sem precedentes em nosso país. Serão aproximadamente 100 viaturas militares históricas da ABPVM e 200 integrantes do GHFEB que devidamente fardados, homenagearão os veteranos da FEB proporcionando ao público em geral uma visão expositiva, e não impositiva, dos fatos marcantes da história do Brasil no que dizem respeito à Força Expedicionária Brasileira, à moto-mecanização militar e dos efeitos destas em nosso cotidiano.
Nosso propósito não é o de fazer qualquer apologia à guerra. Muito pelo contrário. Pretendemos sim, fazer justiça lembrando aqueles que lutaram pela paz!

Por tudo isto é QUE CONVOCAMOS TODOS OS INTERESSADOS DA ABPVM E DO GHFEB a integrar a COLUNA DA VITÓRIA 2014 que terá início no dia 21 e terminará em 23 de março de 2014.

A Programação básica está assim definida:
Para que a homenagem alcance os três Regimentos Expedicionários serão constituídos dois braços independentes que se encontrarão na cidade de Petrópolis formando uma única Coluna que partirá em direção ao Rio de Janeiro.

BRAÇO 1: 
Cidade de origem: Caçapava
Dia 21/03/14 => 9:00hs - Partida do comboio em direção à AMAN
Chegada prevista para às 15:30hs
Pernoite
Dia 22/03/2014 => 9:00hs - Partida do comboio em direção à cidade de Petrópolis
Chegada prevista para às 16:00hs
Pernoite 
Dia 23/03/2014 => 8:30hs – Partida para o Rio de Janeiro
Chegada prevista para às 11;00hs
BRAÇO 2: 
Cidade de origem: São João Del Rei
Dia 21/03/14 => 9:00hs - Partida do comboio em direção à Juiz de Fora
Chegada prevista para às 16:00hs
Pernoite
Dia 22/03/2014 => 9:00hs - Partida do comboio em direção à cidade de Petrópolis
Chegada prevista para às 12:30hs
Pernoite 
Dia 23/03/2014 => 8:30hs – Partida para o Rio de Janeiro
Chegada prevista para às 11:00hs
Local de destino no Rio de Janeiro: Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, onde será realizada uma grande solenidade.

IMPORTANTE

=> Será disponibilizado o transporte rodoviário das viaturas dos seus locais de origem até São João Del ou Caçapava (exceto para os participantes de São Paulo que preferiram se deslocar em comboio até Caçapava);
=> Será disponibilizado o transporte das viaturas do Rio de Janeiro para seus locais de origem;
=> Haverá transporte rodoviário para os integrantes da Coluna, de suas cidades de origem até São João Del Rei ou Caçapava (exceto para os participantes de São Paulo que preferiram se deslocar em comboio até Caçapava);
=> Haverá transporte rodoviário dos participantes da Coluna, do Rio de Janeiro para suas cidades de origem;
=> Será disponibilizado o combustível para todo o deslocamento das viaturas;
=> Serão disponibilizados o alojamento e as refeições nas OMs pelas quais a Coluna passar em todo o deslocamento até o Rio de Janeiro. 
=> Cada integrante da ABPVM e do GHFEB receberá um diploma de participação na COLUNA DA VITÓRIA 2014;
=> Contaremos com motociclistas para escolta, carro reboque, carro oficina e ambulância durante todo o deslocamento;
=> Alguns horários e serviços podem ser alterados até a data do evento. Caso isso venha a ocorrer, todos serão comunicados de imediato.
Para a realização da COLUNA DA VITÓRIA 2014, a organização do evento conta com o imprescindível apoio do Exército Brasileiro.

PARA A SUA PARTICIPAÇÃO:

ABPVM: Cada proprietário de viatura militar filiado à ABPVM deverá procurar o seu Clube/Agremiação para fornecer o seu nome, informar sobre as viaturas com que pretende participar e pagar uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais/pessoa). A organização de cada Clube deverá repassar até o dia 11/03/2014 os nomes dos inscritos e o valor arrecadado para cobertura dos gastos com panfletos, banners, adesivos, etc. 
Essas informações são fundamentais para o dimensionamento do transporte e de toda a logística que envolve a operação!
Embora o evento se refira à Segunda Guerra Mundial, todas as viaturas militares serão bem vindas. Não será exigível que sejam fabricadas no período de 1939/1945.
Dúvidas: 31 9981.2499 – Marcos Renault ou 21 96408.5889 – Sérgio Capella
GHFEB: A partir do dia 6 de março, cada participante deverá procurar a ANVFEB de BH (Sra. Fabíola – tel. 31 3224-9891 de 14:00 às 17:00hs) para fornecer o seu nome, endereço, RG e pagar uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais) que servirá para cobrir os custos com panfletos, adesivos, banners, etc.
Haverá necessidade de assinar um termo de responsabilidade individual. Serão aceitas inscrições até o dia 11/03/2014. As vagas são LIMITADAS.
A confirmação de sua participação só será feita no dia 14/03/2014.
OBRIGATÓRIO O USO DE FARDAMENTO.
O valor arrecadado servirá para cobertura dos gastos com panfletos, banners, adesivos, etc. 
Sua partição é muito importante!
“Conspira contra sua própria grandeza o povo que não cultua seus feitos heróicos”

Belo Horizonte, 05 de março de 2014

Marcos Moretzsohn Renault Coelho 
Presidente ABPVM 

João Alberto Barone
Presidente GHFEB

domingo, 2 de março de 2014

V E Day Itapira (SP) 2010



2010 - First event after our trip to the BEF (Brazilian Expeditionary Force) battlefields in Northern Italy. A VE Day celebration near Sao Paulo and first contact with MVP...
2010 - Primeiro evento após nossa viagem para os campos de batalha da FEB no norte da Itália. Uma comemoração do Dia da Vitória perto de São Paulo e nosso primeiro contato com Veículos Militares Antigos...










domingo, 23 de fevereiro de 2014

História, sempre

Nosso apoio a quem sempre apóia a História. E nesse contexto, a Segunda Guerra Mundial tem papel especial, porque tudo mudou após esse evento. Merece mais e mais estudo, mais e mais atenção, em todas as áreas.
-
http://sgmhistoria.net/

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

sábado, 11 de janeiro de 2014

VW Tiguan towing

Mantive esta conversa online com o grande amigo e radioamador PU2MAS Marcínio, que hoje reside em Itajaí SC. Ele bolou um sistema de relays para isolar o engate de um reboque do sistema eletrônico ultra-sensível da VW Tiguan, modelo 2013.
Estou com o relé Made in MAS e vou tentar colocá-lo em linha. Tenho a alimentação em 12v, ok, e ao lado CL! CL2 CL3 e CL4. Vitor Santos o que vão nesses CL1/4 são os fios que vêm da lanterna, pisca direito, etc? Muito bem e do outro lado K1 a K4, com três pontos: sempre fechado, aberto e centro. Deduzo que dali sigam os fios para o reboque. Mas o que vai para o reboque é um fio apenas para cada necessidade. É só colocar no aberto e deixar os outros dois pontos...
Relés para engate Tiguan VW
Marcinio Afonso Stabile É isto mesmo. Vc coloca a alimentação em DC+ e DC- e então traz o sinal das lâmpadas para os terminais CL1 a 4. No lado da saída dos relês você deve conectar o positivo da bateria (depois de passar pelo fusível) em todos os terminais centrais. Então a partir de cada contato NA vai para a lâmpada do reboque correspondente.
Muito bem, vamos ver o que está acontecendo porque o engate na traseira tem, curiosamente, 12v disponíveis, mas não sei de onde o pessoal da Elétrica puxou a "chupeta" e muito menos, se está com o fusível. Desta forma, compensa eu descobrir, e puxar direto da bateria com o fusível no meio. Já entendi e vou anotar tudo por aqui. Thanks a lot
Marcinio Afonso Stabile É prudente colocar o fusível lá perto da bateria e não na traseira. Se algum curto acontecer no cabo no meio do caminho ou na placa não vai incendiar o veículo! Tente medir a corrente com o sistema funcionando e utilize o MENOR fusível possível para ter a melhor proteção
Exato, é o que eu pretendia a princípio, mas não entendo de onde vem os 12v atualmente, estou preocupado que tenha sido puxado da lanterna e só acione o engate (12v) quando o carro é ligado e a lanterna acionada. Vou ter que checar isto tudo. A intervenção do multímetro é mínima, não? O pessoal da Santa Emília tirou por conta própria minha ligação com a seta, arrancaram tudo...

Sim, é o interesse comercial de vedar outros acessórios mais baratos. Nos estados unidos, o tal módulo extra para engate, como este que você montou, custa apenas 70 dólares. E aqui, os 7 mil ou então os 1000 da JC Barroso, que não tive tempo de pesquisar...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Colonna 2014 (I)

POR / ITA / FRA / ENG

FORGET THIS POST. EVERYTHING CHANGED IN FEBRUARY 2014.
WILL BE SIENA-FIRENZE-PISTOIA

POR
O calendário da Colonna está disponível. Abril de 2014.
22 em Roma. 25, 26 e 27 de Anzio a Nettuno, e conclusão em Roma.
O dia 22 parece deslocado para todos. Mas reserva uma grande surpresa. Quando houver confirmação definitiva, todos saberão.
Caberá a cada um escolher seu roteiro.
Em 25 de Abril pela manhã teremos as solenidades (FEB) brasileiras em Montese.
O tempo de viagem entre Montese e Anzio/Nettuno é de cinco horas.

ITA
Il programma (solo i giorni) della Colonna è disponibile. Aprile 2014.
22 a Roma. 25, 26 e 27 Anzio / Nettuno, e la conclusione a Roma.
Il 22 sembra fuori luogo per tutti. Ma rivelano una grande sorpresa. Quando c'è la conferma definitiva, tutti sapranno.
Spetta a ciascuno di scegliere il vostro itinerario.
Il 25 aprile, in mattinata, avremo feste (FEB) brasiliane Montese.
Il tempo di percorrenza tra Montese e Anzio / Nettuno è di cinque ore.

FRA
Le calendrier de la Colonna est disponible. Avril 2014.
22 à Rome. 25, 26 et 27 à Anzio / Nettuno, et la conclusion à Rome.
Le 22 semble hors de propos pour tout le monde. Mais réserver une grosse surprise. Quand il ya la confirmation définitive, tout le monde saura.
C'est à chacun de choisir votre itinéraire.
Le 25 Avril, matin, nous aurons fêtes (FEB) brésiliennes Montese.
Le temps de voyage entre Montese et Anzio / Nettuno est cinq heures.

ENG
The program (only the days) of Colonna/Column is available. April 2014.
22 in Rome. 25, 26 and 27 Anzio / Nettuno, and concluding in Rome.
The 22 seems out of place/purpose for everyone. But reveals a big surprise. When we get final confirmation, everyone will know.
It's up to each one to choose your itinerary.
On 25 April, in the morning, we will have Brazilian (FEB) party in Montese.
The travel time between Montese and Anzio / Nettuno is five hours.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Pneu Pretinho...

Recebi esta dica do antigo proprietário de nosso Jeep Willys MB 1942. Achei interessante, pois nunca me preocupo muito com a estética dos pneus.
Aliás, como lembrou certa vez um amigo, os italianos enxergam a preservação desses veículos militares de forma totalmente diferente, mantendo os mesmos o mais “gasto” possível.
Muito obrigado ao grande amigo. Enfim, eis a dica:
Seguidamente vejo nas fotos do MB os pneus carecendo de destaque, faltando aquele aspecto de “desfile militar".
Uma dica ótima, boa e barata:
Compre cera liquida (essa para piso mesmo, incolor). Compre também no mercado aquele tubinho de tinta xadrez na cor preta (se nao me engano é um pequeno tubo branco com detalhe xadrez e um cavalo estampado). Faça uma mistura a seu gosto pra definir o quão preto queres que fiquem os pneus e utilizando um pano ou esponja passe a gosto. Fica pretinho, secagem rápida, não gruda poeira e sujeira, e não fica aquele brilho horrível e artificial que a gente vê por ai em outros pneus.
Vamos experimentar? Alguma contra-indicação?

sábado, 19 de outubro de 2013

Marino vive...

Estivemos hoje – 19.10.2013 – almoçando com o veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), José Marino, de 93 anos, na cidade de Araraquara.
José Marino abriu as portas de sua casa para nós em 2010, mesmo ano em que fizemos nossa primeira viagem para a região que ele percorreu durante a Segunda Guerra Mundial.
A primeira atividade oficial de nosso Jeep Willys MB 1942, após recebermos a viatura em junho de 2011, foi justamente um desfile com veteranos no dia 22 de agosto seguinte, em Araraquara. Nessa ocasião, inclusive, Marino recebeu sua medalha “Sangue do Brasil”, conferida aos feridos em combate durante a II Guerra. Daí, nasceu uma grande amizade.
Embora tenhamos nos esforçado ao máximo para levar Marino de volta a Montese (ITA) em abril de 2013, não alcançamos sucesso. Todavia, para o XXV Encontro Nacional de Veteranos da FEB logramos nosso intento e viajaremos com ele, rumo a São Bernardo do Campo, em 06 de novembro próximo futuro.
Coincidência ou não, nosso Jeep Willys, produzido em setembro de 1942 no esforço de guerra aliado, estará presente também, aproveitando o IX Encontro Nacional de Veículos Militares Antigos no pátio da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Parque Ibirapuera) entre 02 e 03 de novembro.
Voltando ao almoço de hoje. Dividimos a mesa, e uma garrafa de Nero d’Avola siciliano, e a sobremesa se deu com as jabuticabas apanhadas diretamente do tronco, no quintal de Marino. Durante todo o tempo, ele se mostrou interessado com o evento e disse até mesmo que tem se exercitado com mais freqüência, enquanto se prepara fisicamente para o Encontro. Afinal de contas, estamos falando de um veterano que, mensalmente, participa ainda hoje, dos bailes de Terceira Idade.
Em mesa, além de falarmos sobre nossos amigos e conhecidos comuns, escutamos também mais uma de suas histórias. Especialmente sobre a produção de pinga no alambique de sua família, quando ele contava ainda quinze anos de idade. Lembrou-se de uma passagem na qual conseguiu muitos abacaxis e resolveu produzir uma cachaça especial com “tons” da fruta e obteve sucesso, sendo que os barris daquela série especial duraram ainda alguns anos. Lembrou que seu avô Marino e sua avó Durante usavam muito o italiano, e que além da cachaça se produzia muito açúcar. Esse período ainda consegue emocionar bastante o velho soldado, evocando a relação com sua família.
Dali, sua mente voou para o Rio de Janeiro pré-embarque para a Europa (1944) e lembrou-se de um porre homérico que tomou com dois amigos de Franca e mais um do Rio Grande do Sul, cujos nomes não se recorda. Chegaram a tanto durante uma folga concedida, e Marino, completamente embriagado (na única vez em que isto se sucedeu em sua vida), entrou no mar e não conseguia se safar, com camaradas em completa esbórnia, rindo do que se passava. Afinal de contas, Marino foi resgatado, ainda na beira da praia, por marinheiros. Depois disso, ainda conseguiram ir para um outro buteco no caminho de Madureira, e ali se enveredaram por copos de cerveja e pinga, até serem colocados literalmente para fora.
Chegaram, sem saber como, de volta para a Vila Militar onde se recuperaram a contento, sem qualquer tipo de prejuízo ou punição.
A cada nova visita, uma nova história. Sorte de quem já pode gravar, como o documentarista Durval Junior e o historiador Campiani. Para Ana e eu, bastam alguns minutos de companhia, exatamente como se sucedeu, há um mês, com João Garcia Fernandes, também do 1º Escalão, e hoje morador em Batatais, com 93 anos de idade. Precisamos voltar a falar com ele, com tantas histórias...