domingo, 25 de agosto de 2013

196 Anos de Araraquara, e viva a FEB

Foi um longo caminho até concluirmos nossa participação no Desfile de 196 anos da cidade de Araraquara, com os veteranos Marino 93 anos, Chinha 94 anos e Motta 91 anos de idade.

Mesmo trabalhando em Itápolis e Matão, minha esposa e eu fizemos questão de repetir o ato levado a bom termo nos últimos anos. Marino foi até irônico conosco, quando o visitamos dias antes do Desfile, afirmando que não sabia se Ana e eu faríamos a parada com eles.

Em 22 de Agosto de 2013, após termos negociado o frete com Frei Galvão Guinchos, de Jaboticabal, deixamos Jaboticabal com uma plataforma levando o Jeep e Dodge para o desfile do Aniversário de Araraquara, às 06h00 da manhã

Havíamos compensado horas no trabalho para honrar este compromisso com nossos amigos nonagenários daquela cidade, e chegamos às 07h45min, descarregando as viaturas já no local destinado ao início do dispositivo. Logo depois, recebemos nossos amigos China 94, Motta 91 e Marino 93 anos, trazidos de suas casas pelo amigo e professor Marcus Carmo.

Todos embarcados, aguardamos apenas o início, e o sinal de partida foi dado por volta de 09h15min. O percurso curtíssimo, algo ao redor de 500m, foi coberto em pouco mais de cinco minutos. CINCO MINUTOS!

E foi como se cada minuto equivalesse a uma hora!! Depois que termina é que a gente percebe a importância do que aconteceu, e a graça de estar ao lado desses heróis mais um ano; pensar no que deixamos de viver até 2010, ano em que começamos a nos envolver mais com eles, sem mencionar 2004 com os pilotos cariocas do “Senta a Pua”, Rui, Meira e Goulart.

Marino, com a memória impressionante, abraçou amigos, chamou-os pelo nome, sempre emocionando. Para um “lambretista” que encostou, puxou conversa sobre uma Indian Chef, que logo me deixou eriçado. Uma Indian Chef pelas redondezas pode muito bem substituir o meu sonho de WLA...

E foi assim que mais um desfile foi concluído. Marcus levou os “meninos” para casa, enquanto Ana e eu retomamos o caminho de Jaboticabal, desta vez dirigindo as viaturas pelos 70km até o lar. Fizemos uma parada em Bueno de Andrada, terra da famosa coxinha e depois mais outra próximo a Guariba, estacionando em nossa garagem quando já passava de uma hora da tarde.

Missão Cumprida! Agora é esperar Sete de Setembro...

Abaixo, alguns links interessantes:

- A TV Globo, sucursal EPTV de São Carlos, transmitiu imagens da abertura em seu jornal local:


- A Prefeitura de Araraquara noticiou e trouxe uma foto:

- A Folha da Cidade de Araraquara incluiu uma fotografia na galeria e fez menção aos heróis da FEB



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Good Bye Rui



Sorry to inform to all of our foreign friends that today, August 13, 2013, Lt-Brigadier Rui Barbosa Moreira Lima left us after his last battle. He did 94 missions during World War II, with our 1st Brazilian Fight Squad (inside 350th Flight Group) in Northern Italy. Your P-47 Republic Thunderbolt was named "Poderoso" (The Powerful). Our Hero, our friend, our example! We have a compromise to go ahead with the History about our men and women in WW2, putting them under lights in our country. Thank you, Rui!!

Um presente de Rui, pouco antes de nos unirmos aos amigos Spinosa, Rodolfo e Renault na Itália, em nossa primeira experiência e contato com os veteranos da FEB. Almoçamos com Rui e Julinha além de acompanhar o telefonema de seu advogado informando que o STF concedera a patente de Tenente-Brigadeiro (sub judice), afinal !! Julinha me deu a extensão do telefone e ficamos Rui e eu a acompanhar a boa nova...



Com atraso, mas no momento certo, descobrimos Rui... Voltávamos da Normandia em 2004 e ali no aeroporto francês, após o D-day, agarramos num papo com ele, Meira e Goulart. Nunca mais nos largamos, e três meses depois, lá estávamos Ana e eu na Base Aérea de Santa Cruz com ele e seus amigos - e isso perdurou por anos, sempre com uma boa história para nos contar em seu apartamento nos altos de Copacabana.
Não dá para esquecer Julinha e os 70 anos de casamento exemplar!
O amor que minha esposa e eu dedicamos a causa do resgate histórico da FEB passa por Rui e Julinha... 
Hoje ele resolveu subir e se reunir com Meirinha, Goulart, Rochinha e todos os seus outros companheiros.
Puxa vida, quanta falta vamos sentir!