segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cremalheira Jeep 42

Este texto vai publicado no blog apenas em português.

Interessante discussão sobre a cremalheira do Jeep, que em inglês se chama JEEP WILLYS MB 97 TEETH FLYWHEEL RING GEAR. Achei oportuno sintetizar parte da história toda, com base nos e-mails repassados na lista de discussão do CVMARJ. Pode ser útil para alguém no futuro, inclusive eu mesmo.
Tudo começou quando o Vitor, em Belo Horizonte (MG), soltou a seguinte indagação:

Sent: Monday, December 20, 2010 3:27 PM
Subject: [CVMARJ] S.O.S : MB 1942
Camaradas, ajudem-me, finalmente, a fazer funcionar o meu motor! Custei, mas consegui o arranque original do 42...
Foi um dos itens mais difíceis... (peças pesadas estão ficando difíceis...).
Agora, estou às voltas com a aquisição e instalação da cremalheira correta. Já verifiquei todos os manuais que possuo, e nenhum deles foi capaz de me esclarecer quantos dentes possui a cremalheira. (original do 42).
Alguém poderia me dar essa informação?
Outrossim, em tempo: o volante da cremalheira possui duas únicas posições de acoplamento ao eixo. Baseando-se na medida do ponto existente no volante da cremalheira, qual é a posição correta de instalação do volante da cremalheira no eixo? (há de se considerar a indicação do ponto, com posição do eixo - qual a posição correta?)
Fico grato a quem puder me auxiliar.
Obrigado. Vitor / Regimento Inconfidentes - BH-MG

A resposta mais completa veio com o curitibano Randall, após intervenção do Amboni de Criciúma:

Assunto: Re: Res: [CVMARJ] S.O.S : MB 1942
Data: Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010, 21:17
Caro Vitor
Recentemente me envolvi no restauro do VOLANTE DO MOTOR e da sua respectiva CREMALHEIRA e posso repassar-lhe os conhecimentos adquiridos em pesquisas e também pela contribuição de nosso técnico de plantão Mr. Amboni:
1ª Pergunta: a cremalheira do Jeep MB, GPW e creio que os CJ2A possuem 97 DENTES. Meu Jeep possuía o conjunto motor de arranque/capa seca/volante/cremalheira do Jeep CJ3A, vulgo "51", que são bem diferentes da versão militar anterior.
Dica: se seu motor está equipado com o conjunto de arranque do Jeep 51, não basta apenas a substituição do motor de arranque pelo do Jeep 42, pois a capa seca, o volante e a cremalheira são incompatíveis. O volante do Jeep 51 é ligeiramente maior, a cremalheira possui mais dentes (122, se não me engano) e a capa seca possui o formato do alojamento do motor de arranque diferente.
Eu havia percebido que o motor de arranque do meu 42 era do CJ3A e pensava que bastaria encontrar um original que estaria tudo resolvido. Ledo engano: tive que encontrar os demais componentes anteriormente relacionados para as coisas darem certo.
Se a questão for apenas encontrar uma cremalheira, não perca tempo:
ou
Um abraço Randal Curitiba-PR

Eis aqui a manifestação do Amboni:

Vitor, 97 dentes.
Este desenho te esclarece mais: http://wsknettl.mypicgallery.com/Jeep-Electrical/flywheels-07-20-2007_large.jpg
Procure também no G503 por flywheel, flywheel ring gear. Você verá bastante informação. Roberto

O segundo site indicado ainda apresenta ao menos 10 peças disponíveis, ao tempo em que foi redigida esta postagem.
O Vitor de Belo Horizonte ficou muitíssimo grato a todos, e nenhuma colaboração foi desprezada, inclusive a do Morelli, que mencionou o uso de peça VolksWagen, como se vê abaixo:

Enviadas: Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010 19:53:58
Assunto: Re: [CVMARJ] S.O.S : MB 1942
Morelli, boa noite. Obrigado pela dica. Só não entendi o "vw"... Sei que o arranque original é uma "B...", mas procuro o máximo de originalidade... Hoje temos recursos à disposição. Antes, realmente, era muito difícil peças de reposição. Agora, a pergunta que não quer calar é: afinal, quantos dentes tem a cremalheira do 42??

De: Fernando Morelli
Assunto: Re: [CVMARJ] S.O.S : MB 1942
Data: Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010, 18:09
se vc quizer me houvir nao coloque este arranque original do 42 coloque o da vw  que ninguem vai ver e nunca mais  vai te desgraçar a cremalheira.
um abraço Fernando Morelli sos funciona

Nenhum comentário:

Postar um comentário