sábado, 26 de março de 2011

M606 Color (portuguese)

Acompanhei a discussão de alguns colegas sobre o padrão de cor para os Jeeps M-606. Embora o tema seja extenso, resolvi reunir e transcrever algumas linhas do que foi escrito e deixar registrado para referência futura.

Encontrei um livro com breve referência ao 606 em

Em inglês, a página de um brasileiro que restaurou o 606:

Informações e fotos de 606 na Argentina:



“O que acontece na maioria das vezes é que, por falta de informação e estimulo, os jeeps acabam transformados em cabide de acessórios de outras épocas. O respeito que se tem na restauração de outros modelos, não é identificado nos M 606's”.
Paulo

“Amigo Muralha fez uma restauração impecável de seu M-606, além de colocar todas as informações com fotos, dados técnicos e etc em um arquivo PDF! (...) também sou proprietário de um M-606 64”.
Helvio - VAG - Brasília

“Achei interessantíssimo quando você relata, de que pouco ou quase nada se sabe sobre esses Jeeps e estou acompanhando sua batalha pela restauração do seu Jeep, inclusive o episódio cor da "tinta". A exemplos dos veículos originários da época da II Guerra Mundial, que possuem ampla literatura e Clubes de aficcionados, sugiro que você monte um Clube dos M606 e CJ3B”.
Carlos.

“Se não me engano o M606 só foi usado pelo exercito americano no sudeste asiático e se foi pintado com a cor padrão do exercito americano para a época, a cor correta era Olive Drab semi brilhante, para usar como comparação use Federal Standard americano e a cor tem o numero 24087 e se for cor dos Marines no mesmo teatro de operações a cor do Federal Standard tem o numero 34052 Marine Corps Green.
Sugiro para fazer as cores dos veículos usar como base o Federal Standard, que inclusive é utilizado pelo exercito brasileiro para suas aquisições de tinta.
Utilizar pecas antigas mesmo em condições perfeitas pode levar a cores incorretas. Devido à oxidação natural da tinta e outros fatores ambientais.
Tintas para plastimodelismo são feitas baseadas no Federal Standard e são bastante próximas as cores de época. São o melhor recurso para se aproximar das cores que buscamos.
Para não estender a discussão as cores que fazemos hoje, ficam no Maximo próximas ou semelhantes às cores originais, é quase impossível reproduzir as cores de época”.
Paulo Pinotti

“Tive muita dificuldade para definir a cor do meu M 606. E por falta desta informação que vc passou, fomos experimentando e comparando com o material que estava disponível no meu carro e em ferro velhos de amigos. Peças antigas, partes protegidas do tempo como interior das tampas das caixas de ferramentas, encontro das peças e superfícies que ficaram mais "escondidas" serviram de referência na definição.
Na verdade não encontrei indícios de qual cor a fabrica utilizava nos M 606’s. Como estes veículos atendiam ao programa que visava equipar as tropas dos países amigos, entre eles nós latinos americanos, não acredito que entre as preocupações estivesse a de pintar o carro com a cor do país onde o veiculo se destinava.
Provavelmente utilizaram a cor padrão do exercito deles à época”.
Paulo D. T. da Silva

“O meu M 606 é 1966. Não identifiquei, em nosso exercito, qualquer CJ3B ou M 606 que seja da década de 1950. Entendo que estas informações determinam que a cor que foi indicada pelo Paulo Pinotti e confirmada por vc, a FS 24087, é a correta.
Quanto ao meu carro, que está em fase final de montagem, resta torcer para que as peças que tomei como base estejam corretas”.
Paulo

“A cor Olive Drab utilizada na Coréia para os veículos novos que vinham de fábrica é aproximada ao FS 24086 Olive Drab semi-brilhante. Mas alguns auf4etores e pesquisadores acreditam que seria uma cor próxima a 33076 ou 33086 mas como sempre digo é o mais próximo que podemos chegar.
Mas eu acredito que o que mais próximo seja o FS 24086, esta cor foi usada ate meados da década de 1970 quando foi introduzido o padrão MERDEC”.
Paulo Pinotti

“A cor também depende de qual série (qual o ano de fabricação) seu 606.
Para os modelos fabricados na década de 50, o código da cor é o FS 2430. Essa cor é a mesma dos M38 (guerra da Coréia), e lembra muito o padrão adotado no final da II guerra, porém é semi-fosco.
Se for da década de 60, o correto é a cor que o Pinotti falou - FS 24087, que é o padrão Vietnam (mais escura e puxada para o marrom)”.
Luciano

2 comentários:

  1. Um dia vou vender meu Cj3 b e comprar um jeep todo militar, de preferência um M606.
    Lúcio

    ResponderExcluir
  2. É viável, mas não recomendável, militarizar o CJ3B. Desejamos boa sorte na busca pelo M606.

    ResponderExcluir