quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

FEB em selos


Texto que repasso, em homenagem a outro veterano da FEB, conforme notícia veiculada em jornal.

O Pracinha que virou selo
Tribuna de Anápolis, Sáb, 10 de Dezembro de 2011
Allyson de Sou­sa

Um dos mais ce­le­bra­dos ex­pe­di­cio­ná­rios bra­si­lei­ros em Go­i­ás, o ca­pi­tão Waldyr O'Dwyer, foi ho­me­na­ge­a­do pe­los Cor­rei­os na se­ma­na pas­sa­da. Lan­ça­ram-se dois se­los cu­jo te­ma era o ex-mi­li­tar: o mo­ti­vo é a pas­sa­gem mar­can­te de O'Dwyer tan­to pe­la his­tó­ria mi­li­tar na­ci­o­nal, ao inte­grar a For­ça Ex­pe­di­cio­ná­ria Bra­si­lei­ra (FEB), re­pre­sen­tan­te do pa­ís no te­a­tro de ope­ra­ções bé­li­cas ao la­do do es­for­ço de guer­ra ali­a­do no con­fli­to mun­di­al de 1939-45, quan­to pe­lo cenário em­pre­sa­ri­al go­i­a­no.
A ho­me­na­gem acon­te­ce em uma da­ta mar­can­te em to­do o mun­do. Na se­ma­na pas­sa­da, mais pre­ci­sa­men­te a 7 de de­zem­bro, co­me­mo­ra­ram-se 70 anos da vi­ra­da na Se­gun­da Guer­ra Mundi­al. Até es­sa da­ta, a mai­o­ria dos his­to­ri­a­do­res afir­ma que as chan­ces de vi­tó­ria ten­di­am, de ma­nei­ra in­du­bi­tá­vel, pa­ra o la­do das po­tên­cias do Ei­xo, for­ma­do pe­la Ale­ma­nha, Ja­pão e Itá­lia (ini­ci­al­men­te), li­de­ra­do pe­la pri­mei­ra. Exa­ta­men­te a 7 de de­zem­bro de 1941, os japoneses ata­ca­vam a ba­se na­val nor­te-ame­ri­ca­na de Pe­arl Har­bour, no Ha­vaí, e mu­da­vam a sor­te do con­fli­to, uma vez que en­ga­ja­vam no es­for­ço bé­li­co a mai­or eco­no­mia da épo­ca: os Esta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca.
Em con­ver­sa com a Tri­bu­na de Aná­po­lis, o ca­pi­tão Waldyr re­cor­da que o cli­ma no Bra­sil à época foi de re­vol­ta con­tra a ação da po­tên­cia ori­en­tal do Ei­xo e de re­for­ço da so­li­da­ri­e­da­de das na­ções do con­ti­nen­te ame­ri­ca­no. "O Ge­tú­lio (Var­gas, pre­si­den­te do Bra­sil à épo­ca) foi pres­sio­na­do pe­la opi­ni­ão pú­bli­ca a en­trar na guer­ra ao la­do dos Es­ta­dos Uni­dos, por­que tínhamos nos com­pro­me­ti­do por tra­ta­dos a apo­i­ar qual­quer ação de agres­são con­tra qual­quer pa­ís do nos­so con­ti­nen­te", re­me­mo­ra o ex-mi­li­tar. Ca­pi­tão Waldyr es­ta­va em San­tos quan­do foi con­vo­ca­do pa­ra o pro­ces­so de se­le­ção da FEB, que en­vol­veu a par­ti­ci­pa­ção de 100 mil cidadã­os bra­si­lei­ros. Ele es­ta­va en­tre o con­tin­gen­te de 25 mil que em­bar­cou sob o es­tan­dar­te da FEB pa­ra a Eu­ro­pa, em 1944.
O'Dwyer acres­cen­ta que os sol­da­dos bra­si­lei­ros es­ta­vam ple­na­men­te con­sci­en­tes do que estava em jo­go na lu­ta em que pas­sa­vam a se en­ga­jar. "Es­ta­va em jo­go a lu­ta da li­ber­da­de contra a opres­são, por­que já na­que­la épo­ca ha­via o re­ceio de que o Hit­ler con­se­guis­se mon­tar a bom­ba atô­mi­ca. Já ha­ví­a­mos re­ce­bi­do no­tí­cia de que ele es­ta­va mui­to pró­xi­mo dis­so, Se ele con­se­guis­se, fa­tal­men­te atin­gi­ria seu ob­je­ti­vo, que era do­mi­nar o mun­do", ex­pli­ca.
En­tre­tan­to, já à épo­ca um es­bo­ço de ima­gem re­al do di­ta­dor ale­mão já se for­ma­va en­tre os sol­da­dos. "Àque­la al­tu­ra, mui­to do mi­to da in­ven­ci­bi­li­da­de do exér­ci­to na­zis­ta já ti­nha passado. Achá­va­mos o Hit­ler um lou­co, por­que ele abriu o front ori­en­tal ao in­va­dir a Rús­sia, uma pés­si­ma op­ção de es­tra­té­gia mi­li­tar", ob­ser­va o ex-com­ba­ten­te.
So­bre sua ati­vi­da­de de em­pre­sá­rio, ca­pi­tão Waldyr afir­ma que te­ve iní­cio lo­go de­pois da sa­í­da do exér­ci­to. O ex-com­ba­ten­te pros­pe­rou atu­an­do no se­tor de au­to­mó­veis e com­bus­tí­veis. Atual­men­te, ain­da es­tá à fren­te da Ana­dies­el, um dos mais bem-su­ce­di­dos, du­ra­dou­ros e sólidos em­pre­en­di­men­tos em­pre­sa­ri­ais da his­tó­ria de Aná­po­lis. Em re­la­ção a es­sa úl­ti­ma trajetó­ria, O'Dwyer foi ho­me­na­ge­a­do pe­los cor­rei­os por sua con­di­ção de de­ca­no do empresaria­do go­i­a­no, com um fo­lha de ser­vi­ços pres­ta­da à eco­no­mia do es­ta­do que já du­ra mais de meio sé­cu­lo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário