domingo, 12 de fevereiro de 2012

Jeep 1942 - Velas / Spark

Velas de ignição para o Jeep 1942

Preciso trocar as quatro velas de meu Willys 1942 e ouvi algumas dicas que me deixaram encafifado. Disseram-me que eu devia procurar velas para o Jeep 6 cilindros, e em hipótese alguma, comprar velas de Maverick, que são empurradas como boas.
Em Jaboticabal, ninguém sabe de Jeep 6 cilindros, o que dizer de meu 4 cilindros, então... Visitei o website da Jipebrás e DETALHE, as velas para Jeep lá são as mesmas para o Maverick.
Consultei a lista de discussão do CVMARJ na internet e ouvi algumas opiniões. Apresento minha conclusão ao final do texto.

Randal: As velas do Maverick 4 cilindros são as mesmas do Jeep 4 cilindros nacional, pois o motor é o mesmo - Ford OHC. As velas do Jeep 6 cilindros nacional é a NGK B6S, que é a mesma do Jeep 51, que por sua vez também cabem no MB/GPW.
Compre 4 velas NGK B6S, que é a mesma do Jeep 5224 (6 cilindros), que é a mesma do CJ3A (51), que, por sua vez, é igual a do MB/GPW...

Ricardo de Brasília, ratificou a postura de Randal, do Paraná.

Vitor Lima, de BH: Há diferenças essenciais com relação às velas do Jeep 42.
Existem dois modelos de vela para o 42, ou seja, uma vela mais "quente", (para climas frios) e outra mais "fria", para uso em locais de clima mais quente.
Resumindo, como estamos em clima tropical, há de se colocar uma vela mais "fria", pois, caso contrário, colocando-se uma vela mais "quente" (se não me falha a memória, NGK BP-5), a ignição e posterior combustão será mais concentrada intensa no cabeçote, o que colabora para a "queima" de juntas do 42, o que é bem comum acontecer devido a isso... (essa é uma explicação técnica que já ouvi há alguns anos...).
Acredito, que a correta, é a NGK BP-6, se não estou enganado...


Conclusão
Adquiri cinco velas novas da NGK, embaladas, pelo valor total de R$ 47,00 na RB, em Jaboticabal.  Mais barato do que na Jipebrás e sem custo de frete.
As caixas das velas indicavam o modelo B6S (Bravo Six Sugar) e o número 3510, compatíveis portanto, com a orientação recebida dos amigos do CVMARJ.
Por curiosidade, visitei o website da NGK do Brasil e encontrei o catálogo completo de velas de ignição e até mesmo informações técnicas (na parte final do documento em PDF). Os conceitos de “quente” e “frio” mencionados por Vitor Lima, e os motores mencionados por Randal, estão ali.
A B6S aparece como compatível para motores 184 de Jeep e Rural Willys 6 cilindros. No mesmo catálogo, é usada com a GM C10/14/15 e com a Ford Maverick 184 6 cilindros. As anotações em negrito indicam as velas originalmente usadas nos veículos, como a B4 para o Jeep e o OHC da Ford.
Resumo da ópera – B6S da NGK, a melhor solução.

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