segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Saga da Dodge 1944 (I)

A "Velha Dama" vinha com problemas relacionados a princípio com a Bomba de Gasolina. John Bizal enviou os reparos para a reforma da bomba.
Nesse meio tempo, a "Velha Dama" foi ficando parada na garagem e a última ligada foi quando o Marco e Decio estiveram aqui em Jaboticabal, com volta no quarteirão que já foi o suficiente para engasopá-la.
Das seis velas, quatro queimavam bem e duas ficavam meladas. Quando abri a bomba de gasolina durante a semana, percebi alguns 'gaskets' muito estragados, e o diafragma já estava bem esgarçado. Tudo isso se resolveu com o kit de reparo.
Sábado foi o grande dia... Primeiro fiz o teste com a bomba elétrica ligada num galãozinho. Depois de muito tentar, não houve resultados satisfatórios e comecei a ficar imaginando como o carburador Zenith e o motor estariam aguentando a pressão da bomba elétrica. Desisti, não pegava de jeito nenhum e como a bomba orignal estava pronta, recoloquei.
Quase 20h00min de sábado, e dá-lhe botão de partida. Depois de várias tentativas o motor começou a funcionar com sofreguidão, percebia-se que o ruído era péssimo e afinal, depois de um minuto acelerando, a caixa do motor virou uma fonte jorrando óleo e gasolina para todos os lados!! Um espetáculo dantesco...
Imediatamente desligamos o motor e Ana e eu começamos a examinar o cofre do motor, completamente tomado com óleo e gasolina, não havendo como identificar de onde teria vindo tanta coisa. Examinei o nível de óleo pela vareta e constatei que estava duas vezes ACIMA do 'full' !! A conclusão óbvia, ao cheirar a vareta, é de que gasolina e óleo se misturaram sabe-se lá como...
Enfim, a frustração foi enorme, e quero tirar a "Velha Dama" da garagem amanhã mesmo com um guincho e levá-la para algum mecânico para promover o exame do que couber e diagnosticar de maneira mais eficaz os acontecimentos.
Nesta manhã, limpei um pouco o chão da garagem face a lâmina de óleo que cobria o chão. Aproveitei e esgotei o cárter, dali saindo uns 10 litros de líquido pouco viscoso e negro. Estou tentando decantar os dois galões que usei para recolher esse líquido e ver se realmente há gasolina e óleo.
O desafio tem sido gigantesco com a Dodge, e o Jeep tem se mostrado muito mais amigável. Tem sido uma luta, mas Ana e eu decidimos que não vamos desistir. Amanhã converso com o Vanusa, preciso tirar a "Velha Dama" da minha vista por algum tempo, levando-a até a garagem dele, e a seguir espero uma (im)provável visita do Waldemar, graças a insistência do mano Spina.
Vamos em frente...

Bomba eletrica tem que usar dosador (redutor de pressão), você usou? Como estava dando excesso, a gasolina extra foi parar no carter, o que poderia "matar" teu motor...
Zanotto Junior Está complicado Dr. Vitor Santos, vc rodou o motor com oleo e gasolina junto, isso pode danificar as bronzinas de mancal da arvore de manivelas e do comando de valvulas, com relação a utilização da bomba eletrica com eu disse em um post, é preciso colocar retorno do excesso do combustivel para o tanque e fechar totalmente o dosador e vir abrindo o mesmo até conseguir uma passagem de combustivel adequado para o bom funcionamento da maquina, sei que é complicado, mas não desista, e as vezes o facil se torna dificil, então o melhor remédio é mandar p um doutor em motores para solucionar o problema...boa sorte e vamos seguindo sua saga!!! 73

Zanotto Junior, realmente é preocupante. Não sei até que ponto o estrago foi feito e só no sábado vou fechar o cárter e completar com óleo novamente, para tentar ligar a "Velha Dama". Já chegamos a conclusão de que um especialista precisa abrir o coração da velha combatente e talvez isto aconteça.
Vou checar com alguns amigos se posso ou não levar adiante esse projeto, qual seja, de corrigir o nível de óleo, substituir as velas por outras novinhas, e dar na partida, já que a bomba de gasolina está perfeita.

O tempo total rodado com a mistura óleo/gasolina foi de menos de dois minutos, e então o motor virou uma fonte, resta saber por onde saiu toda a mistura, se saiu apenas do bujão de óleo, ou se saiu pelas juntas do motor... Se isto tiver acontecido, então realmente vai ser fácil perceber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário