sábado, 1 de novembro de 2014

Válvula Termostática Jeep 1942

A Válvula Termostática do Jeep 1942.
Randal Fraga, do Paraná, recentemente lançou a questão na lista do CVMARJ. Aqui está a coletânea do que foi apresentado, por diversos colegas, nessa lista de discussão.


QUESTÃO
Gostaria de obter opinião sobre a necessidade de utilização da válvula termostática nos jeep MB/GPW. Alguns dizem que é necessário, outros recomendam seja retirada.
Substituí a minha por uma mais "fria" e a temperatura aparentemente não baixou.
Tenho receio de superaquecimento e gostaria de obter a opinião de quem já têm conhecimento de causa, nesta e em outras viaturas.
Obrigado! Randal



RESPOSTAS

Luciano Marchetti
Não confio na válvula termostática por 2 motivos:
1- Em teoria, o motor deveria trabalhar com o sistema de arrefecimento isolado pela tal válvula, para atingir mais rapidamente a temperatura de trabalho. O problema é que quando a válvula abre, o bloco recebe a água gelada que está no radiador, gerando um choque térmico. É muito comum achar blocos Continental com trincas internas por este motivo.
2- Corre-se também o risco da válvula engripar e não abrir no tempo certo, levando o motor a sobreaquecer. Olhando a construção da válvula, não da para confiar mesmo...
É melhor ter um pouco mais de paciência, aguardando o motor esquentar lentamente, do que arriscar danificá-lo.

Gisele Braga
Aqui no Rio de Janeiro, 40oC não fez diferença ter ou não a válvula. Fiquei sem ela um tempo quando fiz o motor, tive que recolocá-la, pois o local aonde moro é "frio", temperatura chegando a 12oC o que fazia ficar inviável ligar o jeep de manhã, pois ele reclama demais.
Depende da temperatura do lugar que você mora no inverno se não faz frio, não irá te fazer nenhuma falta.
Beijos e espero ter ajudado. Gisele Braga

Amboni
Em meu MB a válvula foi retirada por aconselhamento do mecânico que mexia nele, um senhor de 80 anos que trabalhou muito em jeeps. Ele falou do problema delas “trancarem” e ocasionar a queima da junta do cabeçote.
Nunca tive problemas de superaquecimento, basta ligar o jeep com alguns minutos de antecedência antes de partir e não há problemas.

Felipe Santos
Você pode rodar sem a válvula e, a princípio, não terá problemas de superaquecimento do motor. Entretanto, ela é fundamental para manter a temperatura do motor dentro da faixa ideal de funcionamento que é em torno de 90°C. Sua utilização proporciona um melhor rendimento e economia de combustível, bem como uma redução da carbonização no motor. Se a válvula não for utilizada, o motor trabalhará sempre "frio" e nunca alcançará a temperatura ideal de funcionamento para a qual ele foi projetado, principalmente em locais de clima mais ameno como aí em Curitiba e, consequentemente, haverá um desgaste prematuro das peças móveis abreviando a vida útil do motor.
Utilizo a válvula em minhas viaturas e a temperatura se mantém sempre dentro da faixa ideal de funcionamento. Sua utilização permite que o motor chegue nessa faixa de temperatura mais rapidamente e quando isso ocorre, a válvula então se abre lentamente e permite a circulação gradual do líquido de arrefecimento. Depois que motor chega na temperatura ideal, a válvula fica controlando a quantidade circulante de acordo com a exigência do motor para sempre manter a temperatura dentro da faixa recomendada. Nunca tive problemas em utilizá-la, mesmo morando no Rio de Janeiro onde as temperaturas são bem elevadas.
Além da válvula, é muito importante utilizar também um aditivo à base de etilenoglicol na proporção de 40% a 50% misturado à água destilada/desmineralizada. Isso permite que o líquido de arrefecimento do sistema se mantenha sempre limpo (o aditivo possui inibidor de corrosão), além de lubrificar a bomba e ajudar a aumentar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento. Se o aditivo não for utilizado, depois de um tempo a água do sistema começará a ficar com muita ferrugem em suspensão (aquela água marrom que costumamos ver saindo dos veículos com superaquecimento) e essa ferrugem poderá se acumular na válvula termostática e prejudicar seu funcionamento, inclusive travando-a e provocando superaquecimento do motor.
Acho que o "preconceito" com o uso da válvula vem da sua utilização em motores nos quais não foi utilizado o aditivo misturado à água. Isso deve ter causado o travamento da válvula em decorrência do acúmulo de ferrugem e, consequentemente, o superaquecimento do motor. Por isso a válvula acabou virando a "vilã da estória".
Faça uma busca pela internet e você verá como esse assunto é intensamente abordado. Você poderá verificar também nos fóruns do G503, willysmjeeps, CJ3B etc. que a utilização da válvula é algo inquestionável. A discussão neles é sobre que válvula usar: a de abertura a 160°F ou a de 180°F.

Alfredo
Todos os carros refrigerados a água saem de fábrica com esta válvula, não é recomendado que seja retirada pois compromete a vida útil do motor, fazendo com que ele trabalhe em temperaturas inferiores para que foi projetado.
O importante neste caso é tenha os devidos cuidados em usar um bom aditivo à água, como também, rever as condições das mangueiras e da tampa do radiador que tem papel importante para o funcionamento da mesma.

COTRAMS Emerson
Bom dia Randal e demais, não tenho nenhuma experiência com os motores dos MB´s, porém conheço um pouco do sistema de arrefecimento, que em geral é muito similar, e vou deixar minha opinião: a válvula termostática é fundamental em qualquer temperatura ambiente, pois somente ela garante que não haja choque térmico. Imagine a situação: você sobe uma serra com o jeep sem válvula, a temperatura chega lá em cima nos 90º, daí você desliga, fica por lá meia hora, com o radiador voltado contra um vento de 50 km/h, névoa fria, e com isso o radiador cai para 20º. O motor cai apenas 10º e fica com 80º. Ao ligar, a água "gelada" circula imediatamente no cabeçote e bloco. Isso é um "puta" choque térmico. Ainda tem um monte de vantagem, como rendimento e tudo o mais.
35 3341-4331 35 9983-9940 35 9983-9191

Humberto Brandão
No meu EE15 andei muito tempo sem a válvula Termostática, motor MB 366A. O ponteiro ia lá encima em subidas ou longos trechos em velocidade alta, posso andar a 115/h  e ficava lá embaixo a maior parte do tempo.
A explicação que me deram e que me convenceu é que a válvula está lá para manter uma estabilidade de temperatura no conjunto do motor.
Não é para esquentar mais rápido, até pode ajudar nesse ponto. A estabilidade de temperatura evita que o conjunto dilate e contraia várias vezes quando em uma estrada onde você tem subidas, esquenta e descidas, esfria. Isso faz com que esta variação ao longo do tempo diminua o temo de vida útil do Motor. Para quem usa pouco o veículo pode até não dar muita diferença, vamos morrer e não veremos as consequências. Mas faz sentido, foi baseado em pesquisa que os Engenheiros Projetistas fizeram esta válvula.
Me convenceram e voltei a usar novamente.
Agora,  a válvula termostática é uma peça com vida útil e como tal deve ser trocada a cada dois três anos dependendo do uso ou até mesmo sem muito uso pois ela trabalha em condições adversas e está sujeita a grimpar e ai a vaca vai para o brejo.
No meu EE15/MH tenho um sensor de temperatura no bloco do motor, além do sensor no sistema de água para evitar estas surpresas, se a temperatura subir no bloco dispara um alarme alto e o mostrador pisca.

Willian Rodrigues
A válvula termostática, tem a função de manter o motor aquecido durante o dia ou de um dia para outro.
Você não anda de jeep todo dia, e em dois dias a agua já estará totalmente na temperatura ambiente.
Tudo que os outros amigos falaram é verdade.
Não confio na válvula;
O melhor é aquecer o motor devagar antes de sair;
Quando ela abre joga agua fria num motor quente;
Pode dar defeito;
etc etc
Eu penso que o melhor é não usar válvula.
Estou mexendo nesse momento no meu jeep 6cc, motor bf 161,  em radiador, mangueiras, bomba,
abraçadeiras, estou colocando tudo novo e não vou usar válvula.
Inclusive as peças estão chegando hoje, devo montar amanhã, dai vou usar um produto limpa bloco
por uns dias, esgotar a agua, tornar a colocar o produto, andar como jeep mais um pouco, tornar a
esgotar a agua, lavar bem o sistema e colocar um liquido de arrefecimento.

Humberto Brandão
Conversei agora com o Zezinho e ele disse que “’E BOM MANTER O TERMOSTATO, ESTANDO CIENTE QUE PRECISA TROCAR PERIODICAMENTE”. A função é aquela, manter uma temperatura mais estabilizada no motor. Nas regiões mais quentes, é menos prejudicial não ter.

Vitor PY2NY
Atenção para os Jeeps que irão para a Itália. Na parte alta, temperaturas podem ficar entre 5 e 15 graus de mínima.

Talvez para a Colonna Brasileira lá, a válvula seja importante. Vitor PY2NY

2 comentários:

  1. Para aqueles que têm vontade de instalar a válvula termostática em seu Jeep, dou as seguintes dicas:

    Motor Hurricane (M606 e M38A1): escolha uma válvula de 170°F ou 180°F (preferencialmente).

    Motor Go Devil (MB, GPW e M38): As válvulas originais (NOS) para esse motor são difíceis de se encontrar. Elas são mais compridas que as válvulas de reposição novas disponíveis atualmente no mercado e isso faz uma enorme diferença no bom funcionamento do sistema. Nesse caso, para compensar essa diferença, escolha uma válvula de 180°F e antes de instalá-la faça um pequeno furo de 1/8" de diâmetro no disco da válvula. Isso é necessário por duas razões:

    1) Diferentemente do motor Hurricane no qual o bulbo da válvula termostática fica alojado dentro do cabeçote, no motor Go Devil o bulbo da válvula termostática atual fica a cerca de 7cm acima do cabeçote, dentro do alojamento da válvula. Essa distância acaba prejudicando o tempo de reação da válvula, uma vez que o líquido de arrefecimento presente dentro do cabeçote chega na temperatura ideal de funcionamento bem antes do bulbo da válvula "sentir" essa temperatura. Por isso, a válvula termostática acaba se abrindo com um certo atraso, ou seja, a temperatura do motor continua subindo, chegando inclusive a ficar acima da temperatura ideal por alguns segundos, e só depois é que a válvula então se abre e a temperatura do motor diminui e se estabiliza dentro da faixa ideal. Um pequeno furo no disco da válvula permitirá a passagem de uma pequena quantidade do líquido de arrefecimento pelo bulbo da válvula à medida que o motor começa a esquentar, assim a válvula "sente" o aumento da temperatura através desse líquido que vem do cabeçote e começa a abrir no momento certo.

    2) Quando é feita a drenagem e o posterior abastecimento do sistema com o líquido de arrefecimento, um pouco de ar poderá ficar preso dentro do alojamento da válvula termostática impedindo que o líquido entre ali e fazendo com que o bulbo da válvula fique "no seco", ou seja, sem contato com o líquido. Neste caso, quando o motor esquentar, a válvula não se abrirá e isso causará o superaquecimento do motor. Um pequeno furo no disco da válvula permitirá a saída desse ar acumulado dentro do alojamento da válvula, garantindo assim a entrada do líquido de arrefecimento dentro do alojamento e o preenchimento completo do sistema. Esse furo , por ser bem pequeno, não compromete o funcionamento do sistema nem altera a temperatura de funcionamento do motor.

    Felipe Santos

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  2. Muito obrigado Felipe!!
    Em nosso caso particular, Jeep s/n 174849 1942, a válvula está desabilitada.
    Abraços e grato em nome de toda a comunidade interessada.

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