A Válvula
Termostática do Jeep 1942.
Randal Fraga, do Paraná,
recentemente lançou a questão na lista do CVMARJ. Aqui está a coletânea do que
foi apresentado, por diversos colegas, nessa lista de discussão.
QUESTÃO
Gostaria de obter opinião
sobre a necessidade de utilização da válvula termostática nos jeep MB/GPW.
Alguns dizem que é necessário, outros recomendam seja retirada.
Substituí a minha por uma
mais "fria" e a temperatura aparentemente não baixou.
Tenho receio de
superaquecimento e gostaria de obter a opinião de quem já têm conhecimento de
causa, nesta e em outras viaturas.
Obrigado! Randal
RESPOSTAS
Luciano
Marchetti
Não confio na válvula
termostática por 2 motivos:
1- Em teoria, o motor
deveria trabalhar com o sistema de arrefecimento isolado pela tal válvula, para
atingir mais rapidamente a temperatura de trabalho. O problema é que quando a
válvula abre, o bloco recebe a água gelada que está no radiador, gerando um
choque térmico. É muito comum achar blocos Continental com trincas internas por
este motivo.
2- Corre-se também o risco
da válvula engripar e não abrir no tempo certo, levando o motor a sobreaquecer.
Olhando a construção da válvula, não da para confiar mesmo...
É melhor ter um pouco mais
de paciência, aguardando o motor esquentar lentamente, do que arriscar
danificá-lo.
Gisele
Braga
Aqui no Rio de Janeiro, 40oC
não fez diferença ter ou não a válvula. Fiquei sem ela um tempo quando fiz o
motor, tive que recolocá-la, pois o local aonde moro é "frio",
temperatura chegando a 12oC o que fazia ficar inviável ligar o jeep de manhã,
pois ele reclama demais.
Depende da temperatura do
lugar que você mora no inverno se não faz frio, não irá te fazer nenhuma falta.
Beijos e espero ter ajudado.
Gisele Braga
Amboni
Em meu MB a válvula foi
retirada por aconselhamento do mecânico que mexia nele, um senhor de 80 anos
que trabalhou muito em jeeps. Ele falou do problema delas “trancarem” e
ocasionar a queima da junta do cabeçote.
Nunca tive problemas de
superaquecimento, basta ligar o jeep com alguns minutos de antecedência antes
de partir e não há problemas.
Felipe
Santos
Você pode rodar sem a
válvula e, a princípio, não terá problemas de superaquecimento do motor.
Entretanto, ela é fundamental para manter a temperatura do motor dentro da
faixa ideal de funcionamento que é em torno de 90°C. Sua utilização proporciona
um melhor rendimento e economia de combustível, bem como uma redução da
carbonização no motor. Se a válvula não for utilizada, o motor trabalhará
sempre "frio" e nunca alcançará a temperatura ideal de funcionamento
para a qual ele foi projetado, principalmente em locais de clima mais ameno
como aí em Curitiba e, consequentemente, haverá um desgaste prematuro das peças
móveis abreviando a vida útil do motor.
Utilizo a válvula em minhas
viaturas e a temperatura se mantém sempre dentro da faixa ideal de funcionamento.
Sua utilização permite que o motor chegue nessa faixa de temperatura mais
rapidamente e quando isso ocorre, a válvula então se abre lentamente e permite
a circulação gradual do líquido de arrefecimento. Depois que motor chega na
temperatura ideal, a válvula fica controlando a quantidade circulante de acordo
com a exigência do motor para sempre manter a temperatura dentro da faixa
recomendada. Nunca tive problemas em utilizá-la, mesmo morando no Rio de
Janeiro onde as temperaturas são bem elevadas.
Além da válvula, é muito
importante utilizar também um aditivo à base de etilenoglicol na proporção de
40% a 50% misturado à água destilada/desmineralizada. Isso permite que o
líquido de arrefecimento do sistema se mantenha sempre limpo (o aditivo possui
inibidor de corrosão), além de lubrificar a bomba e ajudar a aumentar o ponto
de ebulição do líquido de arrefecimento. Se o aditivo não for utilizado, depois
de um tempo a água do sistema começará a ficar com muita ferrugem em suspensão
(aquela água marrom que costumamos ver saindo dos veículos com
superaquecimento) e essa ferrugem poderá se acumular na válvula termostática e
prejudicar seu funcionamento, inclusive travando-a e provocando
superaquecimento do motor.
Acho que o
"preconceito" com o uso da válvula vem da sua utilização em motores
nos quais não foi utilizado o aditivo misturado à água. Isso deve ter causado o
travamento da válvula em decorrência do acúmulo de ferrugem e,
consequentemente, o superaquecimento do motor. Por isso a válvula acabou
virando a "vilã da estória".
Faça uma busca pela internet
e você verá como esse assunto é intensamente abordado. Você poderá verificar
também nos fóruns do G503, willysmjeeps, CJ3B etc. que a utilização da válvula
é algo inquestionável. A discussão neles é sobre que válvula usar: a de
abertura a 160°F ou a de 180°F.
Alfredo
Todos os carros refrigerados
a água saem de fábrica com esta válvula, não é recomendado que seja retirada
pois compromete a vida útil do motor, fazendo com que ele trabalhe em
temperaturas inferiores para que foi projetado.
O importante neste caso é
tenha os devidos cuidados em usar um bom aditivo à água, como também, rever as
condições das mangueiras e da tampa do radiador que tem papel importante para o
funcionamento da mesma.
COTRAMS
Emerson
Bom dia Randal e demais, não
tenho nenhuma experiência com os motores dos MB´s, porém conheço um pouco do
sistema de arrefecimento, que em geral é muito similar, e vou deixar minha
opinião: a válvula termostática é fundamental em qualquer temperatura ambiente,
pois somente ela garante que não haja choque térmico. Imagine a situação: você
sobe uma serra com o jeep sem válvula, a temperatura chega lá em cima nos 90º,
daí você desliga, fica por lá meia hora, com o radiador voltado contra um vento
de 50 km/h, névoa fria, e com isso o radiador cai para 20º. O motor cai apenas
10º e fica com 80º. Ao ligar, a água "gelada" circula imediatamente
no cabeçote e bloco. Isso é um "puta" choque térmico. Ainda tem um
monte de vantagem, como rendimento e tudo o mais.
35 3341-4331 35 9983-9940 35
9983-9191
Humberto
Brandão
No meu EE15 andei muito
tempo sem a válvula Termostática, motor MB 366A. O ponteiro ia lá encima em
subidas ou longos trechos em velocidade alta, posso andar a 115/h e ficava lá embaixo a maior parte do tempo.
A explicação que me deram e
que me convenceu é que a válvula está lá para manter uma estabilidade de
temperatura no conjunto do motor.
Não é para esquentar mais
rápido, até pode ajudar nesse ponto. A estabilidade de temperatura evita que o
conjunto dilate e contraia várias vezes quando em uma estrada onde você tem
subidas, esquenta e descidas, esfria. Isso faz com que esta variação ao longo
do tempo diminua o temo de vida útil do Motor. Para quem usa pouco o veículo
pode até não dar muita diferença, vamos morrer e não veremos as consequências.
Mas faz sentido, foi baseado em pesquisa que os Engenheiros Projetistas fizeram
esta válvula.
Me convenceram e voltei a
usar novamente.
Agora, a válvula termostática é uma peça com vida
útil e como tal deve ser trocada a cada dois três anos dependendo do uso ou até
mesmo sem muito uso pois ela trabalha em condições adversas e está sujeita a
grimpar e ai a vaca vai para o brejo.
No meu EE15/MH tenho um
sensor de temperatura no bloco do motor, além do sensor no sistema de água para
evitar estas surpresas, se a temperatura subir no bloco dispara um alarme alto
e o mostrador pisca.
Willian
Rodrigues
A válvula termostática, tem
a função de manter o motor aquecido durante o dia ou de um dia para outro.
Você não anda de jeep todo
dia, e em dois dias a agua já estará totalmente na temperatura ambiente.
Tudo que os outros amigos
falaram é verdade.
Não confio na válvula;
O melhor é aquecer o motor
devagar antes de sair;
Quando ela abre joga agua
fria num motor quente;
Pode dar defeito;
etc etc
Eu penso que o melhor é não
usar válvula.
Estou mexendo nesse momento
no meu jeep 6cc, motor bf 161, em
radiador, mangueiras, bomba,
abraçadeiras, estou
colocando tudo novo e não vou usar válvula.
Inclusive as peças estão
chegando hoje, devo montar amanhã, dai vou usar um produto limpa bloco
por uns dias, esgotar a
agua, tornar a colocar o produto, andar como jeep mais um pouco, tornar a
esgotar a agua, lavar bem o
sistema e colocar um liquido de arrefecimento.
Humberto
Brandão
Conversei agora com o
Zezinho e ele disse que “’E BOM MANTER O TERMOSTATO, ESTANDO CIENTE QUE PRECISA
TROCAR PERIODICAMENTE”. A função é aquela, manter uma temperatura mais
estabilizada no motor. Nas regiões mais quentes, é menos prejudicial não ter.
Vitor
PY2NY
Atenção para os Jeeps que
irão para a Itália. Na parte alta, temperaturas podem ficar entre 5 e 15 graus
de mínima.
Talvez para a Colonna
Brasileira lá, a válvula seja importante. Vitor PY2NY
Para aqueles que têm vontade de instalar a válvula termostática em seu Jeep, dou as seguintes dicas:
ResponderExcluirMotor Hurricane (M606 e M38A1): escolha uma válvula de 170°F ou 180°F (preferencialmente).
Motor Go Devil (MB, GPW e M38): As válvulas originais (NOS) para esse motor são difíceis de se encontrar. Elas são mais compridas que as válvulas de reposição novas disponíveis atualmente no mercado e isso faz uma enorme diferença no bom funcionamento do sistema. Nesse caso, para compensar essa diferença, escolha uma válvula de 180°F e antes de instalá-la faça um pequeno furo de 1/8" de diâmetro no disco da válvula. Isso é necessário por duas razões:
1) Diferentemente do motor Hurricane no qual o bulbo da válvula termostática fica alojado dentro do cabeçote, no motor Go Devil o bulbo da válvula termostática atual fica a cerca de 7cm acima do cabeçote, dentro do alojamento da válvula. Essa distância acaba prejudicando o tempo de reação da válvula, uma vez que o líquido de arrefecimento presente dentro do cabeçote chega na temperatura ideal de funcionamento bem antes do bulbo da válvula "sentir" essa temperatura. Por isso, a válvula termostática acaba se abrindo com um certo atraso, ou seja, a temperatura do motor continua subindo, chegando inclusive a ficar acima da temperatura ideal por alguns segundos, e só depois é que a válvula então se abre e a temperatura do motor diminui e se estabiliza dentro da faixa ideal. Um pequeno furo no disco da válvula permitirá a passagem de uma pequena quantidade do líquido de arrefecimento pelo bulbo da válvula à medida que o motor começa a esquentar, assim a válvula "sente" o aumento da temperatura através desse líquido que vem do cabeçote e começa a abrir no momento certo.
2) Quando é feita a drenagem e o posterior abastecimento do sistema com o líquido de arrefecimento, um pouco de ar poderá ficar preso dentro do alojamento da válvula termostática impedindo que o líquido entre ali e fazendo com que o bulbo da válvula fique "no seco", ou seja, sem contato com o líquido. Neste caso, quando o motor esquentar, a válvula não se abrirá e isso causará o superaquecimento do motor. Um pequeno furo no disco da válvula permitirá a saída desse ar acumulado dentro do alojamento da válvula, garantindo assim a entrada do líquido de arrefecimento dentro do alojamento e o preenchimento completo do sistema. Esse furo , por ser bem pequeno, não compromete o funcionamento do sistema nem altera a temperatura de funcionamento do motor.
Felipe Santos
Muito obrigado Felipe!!
ResponderExcluirEm nosso caso particular, Jeep s/n 174849 1942, a válvula está desabilitada.
Abraços e grato em nome de toda a comunidade interessada.