segunda-feira, 2 de julho de 2018

Coluna da Vitória 2018

Em virtude de viagem a Sorocaba em 01 de julho, para ver família, nossa participação foi mínima na "Coluna da Vítória", no final de tarde.
A atividade tem foco em antigomobilismo temático, com veículos militares antigos, no nosso caso em particular, da Segunda Guerra Mundial.
Mas, ainda que em trânsito, foi especial!!
Primeiro, com o 'pracinha' José Marino de 98 anos, cujo breve depoimento aparece no link abaixo. Ele estava no navio que saiu do Rio em julho de 1944, para a Itália, com o primeiro escalão da FEB.
A seguir, e fechando a tarde, colocamos a 'celula-mater' de nossa coleção de veículos militares históricos (não é bem uma coleção, vá lá...) em movimento. "Belinha" (nome da viúva do veterano Stefani de Jaboticabal) estacionou ao lado da árvore plantada justamente por seu marido (e outros) em agosto de 1945.
Apolítica, nossa manifestação foi absolutamente singela e contou com a presença de três corações - herói José Marino, no bairro do Carmo em Araraquara, com Vitor & Ana em Jaboticabal. Foco 100% numa das mais belas páginas da História do Brasil.
A homenagem, por óbvio, se estende a todos aqueles nomes que não são conhecidos das grandes multidões, e que combateram o nazi-fascismo 74 anos atrás, inclusive na defesa do Litoral, como nosso querido China, que completa 99 anos em dezembro. São tantos que não dá para relacionar, mas nosso contato com o piloto Rui do "Senta a Pua" e o soldado Marino do "Sexto RI" foram (e são) especiais.
História é tudo de bom. Mas cometi um deslize ao mencionar 01, quando o embarque se deu a 02...
Abraços e até a próxima. Segue o link...
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário