domingo, 18 de dezembro de 2022

Jaboticabal 1942

Esta postagem serve para compartilhar algumas fotografias enviadas pelo Professor Marcus Carmo, obtidas de um livro cujo título é "Defesa Nacional - 1º Semestre 1942". Destaque-se que o Brasil declarou Guerra contra a Alemanha e Itália em 23 de agosto de 1942.

O que mais chama a atenção é o planejamento estratégico para combates dentro do Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, usando a região de Jaboticabal (SP) como área de estudo. É dedução que a cidade tenha sido escolhida por se tratar de centro ferroviário de importância.

As localidades mencionadas nas fotos disponíveis são (1) Jaboticabal, (2) L. Praxedes, (3) Juca Quito, (4) Santa Cruz das Laranjeiras, (5) Fazenda Barrinha, (6) Gregório, (7) Patronato Agrícola, (8) Coronel Joaquim Lauriano, (9) Guariba.

Jaboticabal, Barrinha e Guariba são municípios do Estado de São Paulo, sendo o primeiro um dos mais antigos de toda a região. O Patronato Agrícola se refere ao espaço hoje ocupado pela UNESP Veterinária/Agronomia. Juca Quito é nome de rua central em Jaboticabal.

Os nomes citados - Lima Figueiredo ou Augusto Maggessi, não foram localizados no rol de brasileiros que seguiram para o combate na Itália entre 1944 e 1945.


Sobre Augusto Maggessi, pesquisa na "internet" localizou a seguinte menção:

1956/set

O que aconteceu

A revista de oposição "Maquis" publica capa com fotomontagem, em que Lott, o ministro da Guerra, aparece com roupa de presidiário

As consequências

Responsável pela censura no Distrito Federal, general Augusto Magessi, apreende a revista e prende seus responsáveis

Como terminou

JK determina libertação dos presos e liberação da revista; reforça a imagem de defensor da liberdade de imprensa.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/1/12/brasil/33.html

[ pesquisa em 18.12.2022 ]


Quanto a Lima Figueiredo, mesmo tipo de pesquisa desaguou num artigo da Revista Brasileira de Geografia, volume II, número 3, de 1940, mencionando seus 20 anos de serviço e a designação para comandar o 2° Batalhão de Engenharia em Cachoeira (RS).

https://www.rbg.ibge.gov.br/index.php/rbg/issue/view/19

pesquisa em 18.12.2022 ]


Vamos as fotografias enviadas pelo I. Professor retrocitado.

A primeira foto acima mostra a 'lombada' identificadora do livro.


A imagem acima trata da defesa de Jaboticabal (SP) pelo 5º Regimento de Infantaria, em ligação com o 4ª Regimento de Infantaria a nordeste de L. Praxedes.



Acima, toda a descrição da atividade militar a ser desenvolvida. Observar que há menção sobre "parte teórica" publicada em fevereiro de 1942.



Elocubrações sobre o soldado brasileiro e suas qualidades na marcha, acima.



Unidades Motorizadas e Unidades Mecanizadas. Será que todo esse material já estava a disposição dos brasileiros em 1942? Em "Carros de Comando" podemos identificar veículos de fabricação Dodge (USA) da série VC e quanto aos "Bantams", são os precursores (raríssimos) do Jeep, antes que os mesmos começassem a ser produzidos pela Ford e Willys.



Fotografia com artilharia anti-aérea.



Outra fotografia, aleatoriamente escolhida, do mesmo livro já mencionado nesta postagem.

Versão finalizada em 18.12.2022 - vers. 1.0.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário