quinta-feira, 26 de maio de 2011

M606/CJ3B - mais...

Algumas indagações sobre o M606/CJ3B, reproduzidas da lista CVMARJ e focando basicamente pneus e cor do veículo.

A fama do M 606 é o de ser mesmo duro e pular que nem cabrito. O pessoal da antiga me confirmou que realmente o bicho é pesado. O Zezinho recomenda a retirada de uma lâmina do feixe de molas. Como sou purista achei uma heresia tal pecado. Meu M 606 está com o arranjo original. O Muralha desenvolveu um trabalho bem completo do M 606. Este trabalho estava disponível no site do CVMARJ antes da reestruturação. Eu tenho uma cópia e encaminho a parte que apresenta as alturas do carro e aspectos dos pneus.
Quanto ao motor te confesso que nunca tive a curiosidade de pesquisar sobre a árvore genealógica dele, mas é um bom ponto, assim como o motivo dos pneus 700, para pesquisa.
Vendo a foto de seu jeep vi que o chassis é preto. Este aspecto trás um argumento de que ele é um CJ3B militarizado, ou seja nasceu CJ3B. O chassis do M 606 era verde. Mas na longa vida dele podem ter trocado a cor. Mais um mistério – Paulo


Envio a foto do meu jeep, a pergunta do meu vizinho foi sobre os jeeps da época do meu e da época dos "patinha". Ele perguntou mais especificamente do meu, como surgiu a idéia e como foi adaptado para este jeep considerando que este é mais alto que os outros. Chegou a me perguntar se viriam dos Dodge WC-57 ou se veio da Dodge M37.
Realmente ele me fez pergunta de prova, eu acho que não veio de nenhuma das duas, mas quando eu não tenho certeza não abro a boca. – Gisele


Os M 606 foram usados na guerra do Vietnam. Muita vezes achamos que esta guerra foi apenas entre americanos e vietnamitas. Mas não, teve a França e a Espanha. Existem sites que mostram muitas fotos. Manda uma foto do pneu.
Ricardo


Ontem conversando com um vizinho ele me fez a seguinte pergunta:
- Este teu jipe tem pneus diferentes daqueles da segunda guerra, como foi a engenharia para chegar neste pneu? Adaptaram de um caminhão? Não soube responde, falei a ele que pesquisaria sobre o assunto e depois o responderia. Não consegui pesquisar, por motivos óbvios, ser um preservacionista de M606/CJ3B é cair na desinformação, pois pouco sabemos dos nossos carros. Pesquisar sobre MB42, GPW entre outros fica mais fácil pois existiram guerras que marcaram a atuação deles mas e os M606?  São os "patinhos feios".
Quem puder me ajudar, pois eu não sei qual a engenharia que foi dada aos pneus, sei que o motor veio de uma adaptação de um protótipo de caminhão que foi estudado em 1929 se não me engano (me corrijam se eu estiver errada), mas e os pneus? – Gisele Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário