quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Inté, Zito!

Deixou-nos hoje mais um herói da FEB, este meio escondido, como tantos outros por aí, perdido num dos bairros da cidade de Votorantim SP.


José Carlos de Campos, o Zito, que amparou minha mãe quando trabalharam juntos numa das maiores escolas do Estado de São Paulo, o Daniel Verano.

Estava com 95 anos e a solenidade fúnebre contou com o carinho de algum admirador, como nós, para auxiliar na organização, de acordo com o relato sucinto de minha mãe, sorocabana da gema e presente ao cortejo:

"filho
o zito teve direito a uma cerimônia linda.
com tiros de fusil.
com toque de silêncio.
foi carregado e guardado pelos moços fardados do destacamento de votorantim.
caixão coberto com a bandeira do brasil, dobrada e entregue solenemente para a filha.
tudo isso foi organizado pelo moço chamado MILTON PARRI.
o hino do expedicionário foi cantado duas vezes.
o milton parri entregou uma cópia a cada um dos presentes.
meu amigo zito teve direito a todas as honrarias que qualquer pracinha brasileiro merece."

Ana e eu estamos tristes, porque além dele perdemos Hugo Correa e Antonio da Motta há pouco tempo, e vamos nos sentindo 'órfãos' dessas referências heróicas de um tempo distante com valores tão diferenciados.

No livro "Vivendo entre Soldados (...) expedicionários sorocabanos da FEB", de Luiz Antonio Oliveira, o sobrinho de Zito, José Carlos de Campos Sobrinho, escreveu na apresentação:

"(...) levando em conta o aspecto de valorizar as histórias humanas e pessoais (...) que encerro este prefácio contando uma história que me é muito cara, pois se refere a minha própria ligação com esses fatos da II Guerra Mundial. Naturalmente, essa ligação é com um desses jovens heróis guerreiros da FEB, e que representa o motivo principal, ao lado da amizade com o autor, de eu estar redigindo esta apresentação (...)


----
Era um domingo, início de agosto, ano de 1945...
- Seu Josias!... Dona Maria!... Ele chegou da guerra!...
(...) as pessoas foram abrindo alas para que passassem:
- É a irmã do Zito com os filhos! O pequeno, de colo, que ele nem conhece, tem o nome dele. Abre passagem para eles!
(...)
Zito abraçou a irmã, o cunhado, fez graça para a sobrinha Lila, que era seu xodó e em seguida, tomou nos braços o menino que trazia seu nome e, levantando-o, chorou emocionado por estar vindo de uma guerra em outro continente, de volta a sua casa e tendo às mãos a criança cujo nome lhe rendia homenagem, um feliz símbolo da paz.
----

É essa a história. E foi assim que eu conheci meu tio, sem nenhuma noção ou memória do que conto, mas com a veracidade e a emoção das palavras de minha mãe, que me repetiu essa história eternamente, enquanto viveu.
Zito era o soldado José Carlos de Campos, do 1º Batalhão do 6º RI da Força Expedicionária Brasileira.
'Se vis pacem, para pacem'.
Sorocaba, verão de 2011 - José Carlos de Campo Sobrinho"

Ficam algumas fotos, nas quais Zito aparece do jeitinho que devemos registrar em nossas memórias, com ele e com tantos outros que foram subindo para o Bivaque Eterno...

A Cobra continua Fumando!



Jaboticabal, 08 de agosto de 2017. Vitor e Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário